Cannes Lions 2025: Estas são as campanhas mais premiadas do mundo

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Marketeer
01/07/2025
14:07
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Durante a 72.ª edição do Festival Internacional de Criatividade, realizada entre 16 e 20 de junho, foram atribuídos 828 troféus a campanhas de todo o mundo. No entanto, uma semana após o encerramento do evento, a agência brasileira DM9 viu-se obrigada a devolver 12 Leões — incluindo o Grand Prix em Creative Data — devido a “inconsistências graves” identificadas pela organização. Com essa devolução, o total de prémios atribuídos caiu para 816.

Apesar da perda, o Brasil manteve-se como o segundo país mais premiado do festival, atrás apenas dos Estados Unidos. A França surpreendeu ao conquistar o terceiro lugar, seguida por Reino Unido, Índia, Austrália, Alemanha, Canadá, Singapura e México.

O ranking das campanhas mais premiadas — elaborado pelo Meio & Mensagem — foi um dos mais diversos culturalmente dos últimos anos, com presença de trabalhos oriundos dos EUA, França, Singapura, Índia, Alemanha, Nova Zelândia e Reino Unido.

Sem a retirada dos prémios, o Brasil teria figurado neste ranking com a campanha Plastic Blood, da DM9 para a Oka Biotech. O trabalho, que alcançou 72 pontos, propunha sensibilizar o público para os perigos dos microplásticos no corpo humano, usando material extraído do sangue para imprimir objetos do quotidiano. A proposta criativa conquistou inicialmente oito prémios, entre Ouros, Pratas e Bronzes. No entanto, o Cannes Lions esclareceu que o projeto não cumpria os “padrões necessários de legitimidade” e a DM9 confirmou as falhas na veracidade dos dados apresentados.

 

Este é o ranking das dez campanhas mais premiadas do mundo no Cannes Lions 2025:

 

A campanha “Caption With Intention”, da FCB Chicago para a Academy of Motion Picture Arts & Sciences, Rakish e Chicago Hearing Society, conquistou 185 pontos no Festival, com um total de 11 prémios: 3 Grand Prix (Brand Experience & Activation, Design e Digital Craft), 1 Titanium Lion, 3 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes.

O projeto apresenta um novo sistema de legendagem para vídeos, pensado para corrigir falhas do modelo original de 1971. A proposta introduz emoção, contexto e clareza ao texto através do uso de cores e animações, e a tecnologia foi disponibilizada em formato open source para toda a comunidade audiovisual.

 

A campanha “Three Words”, da Publicis Conseil para a Axa, somou 156 pontos no Festival, com um total de 10 prémios: 3 Grand Prix (Titanium, Creative Business Transformation e Direct), 2 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze.

A ação consistiu na alteração da linguagem nas apólices de seguro residencial da seguradora francesa, acrescentando apenas três palavras“e violência doméstica” — para que vítimas dessa forma de abuso pudessem também beneficiar de realocação de emergência, tal como já era previsto para casos de incêndio ou inundação.

A campanha “Vaseline Verified”, da Ogilvy Singapura para a Unilever, acumulou 136 pontos no Festival, com 8 prémios: 2 Grand Prix (Health & Wellness e Social & Creator), 1 Titanium Lion, 1 Ouro, 4 Pratas e 1 Bronze.

A iniciativa recolheu vídeos virais com truques caseiros envolvendo vaselina e submeteu-os à validação científica por parte da equipa da Unilever, avaliando se as aplicações sugeridas funcionavam efetivamente.

A campanha “Lucky Yatra”, da FCB India para a Indian Railways, somou 130 pontos no Festival, conquistando 8 prémios: 1 Grand Prix (PR), 6 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze.

A iniciativa procurou combater a evasão de bilhetes nos comboios, transformando as passagens em bilhetes de lotaria. Todos os dias, um bilhete poderia valer 10 mil rúpias e, semanalmente, 50 mil rúpias, incentivando assim a compra regular de títulos de transporte.

A campanha “Price Packs”, da Serviceplan Munich para o supermercado Penny, obteve 105 pontos no Festival, com um total de 10 prémios: 1 Grand Prix (Print & Publishing), 3 Ouros, 3 Pratas e 3 Bronzes.

A ação consistiu em imprimir os preços diretamente nas embalagens dos produtos de marca própria, como forma de reforçar o compromisso da cadeia alemã com a estabilidade de preços durante a inflação, facilitando a comparação com produtos de grandes marcas.

A campanha “The best place in the world to have herpes”, criada pela Finch Sydney e Motion Sickness Auckland para a New Zealand Herpes Foundation, obteve 96 pontos no Festival, arrecadando 6 prémios: 2 Grand Prix (Grand Prix for Good e Lions Health Grand Prix for Good), 2 Ouros e 2 Bronzes.

Com um tom bem-humorado, o filme apresenta um ex-selecionador de râguebi da Nova Zelândia que afirma que o país — outrora admirado pelos seus atletas — pode recuperar protagonismo ao liderar o combate ao estigma do herpes. “Nenhum outro país é forte o suficiente para lidar com esse problema”, declara o protagonista.

A campanha “Haaland Payback Time”, da David Nova York para a Clash of Clans, arrecadou 80 pontos no Festival, conquistando 7 prémios: 1 Grand Prix (Entertainment for Sport), 2 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes.

A ação aproveitou o facto de Erling Haaland, estrela do Manchester City, ser jogador do Clash of Clans, tornando-o a primeira pessoa real a ser representada no jogo. A campanha permitiu aos fãs atacarem a sua vila virtual e saquearem os recursos que acumulou durante uma década, oferecendo uma forma divertida de “derrotar” Haaland — já que, em campo, a tarefa é bem mais difícil.

A campanha “Real Beauty: how a soap brand created a global self-esteem movement”, desenvolvida pela Ogilvy UK para a Dove, somou 67 pontos no Festival, recebendo 3 prémios: 2 Grand Prix (Creative Strategy e Glass) e 1 Prata (Creative Effectiveness).

Reconhecida pela sua longevidade e impacto cultural, a iniciativa — que já conta com mais de 20 anos no ar — tem promovido uma redefinição nos padrões de beleza, contribuindo para a construção da marca Dove, geração de negócio e reforço da autoestima entre consumidores a nível global.

A campanha “Paris Paralympics 2024: Considering what?”, criada pela 4Creative London para a Channel 4, alcançou 66 pontos no Festival, com 5 prémios: 1 Grand Prix (Film), 2 Ouros (ambos em Film Craft) e 2 Bronzes (Film e Film Craft).

O filme reforça a humanidade dos atletas paralímpicos, destacando que os verdadeiros desafios que enfrentam rumo à excelência desportiva não são as suas deficiências, mas sim forças universais como a gravidade, o atrito e o tempo.

A campanha “Olympic Games Opening Ceremony”, desenvolvida pelas agências Paname 24, Auditoire, Double 2, Obo, Havas Paris e Havas Events para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, alcançou 66 pontos no Festival, recebendo 5 prémios: 1 Grand Prix (Outdoor), 1 Ouro (Entertainment for Sport) e 3 Pratas (Brand Experience & Activation, Entertainment e Outdoor).

A cerimónia decorreu ao longo do Rio Sena, com uma procissão de embarcações transportando os atletas, acompanhada de atuações de artistas como Lady Gaga e Gojira, oferecendo um espetáculo visual e performativo marcante.


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