Campanhas de Natal no momento ideal, no sítio certo

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Parece estranho, mas a verdade é que já não falta muito tempo para a chegada da época natalícia. Como preparar as campanhas publicitárias mais impactantes e como chegar aos clientes ideais, no tempo certo? A publicidade segmentada pode fazer a diferença e o Playce é o parceiro que deve conhecer.

É certo que é tempo de assimilar o regresso às aulas e ao trabalho depois do período de férias, mas o Natal não tarda em chegar e é tempo de as marcas pensarem a forma de fazer chegar a sua comunicação aos consumidores, seja para alavancar as vendas durante a época natalícia, seja para reforçar a visibilidade e recordação da marca.

Depois dos últimos anos vividos num contexto pandémico, este não será “apenas mais um” Natal. A quadra é aguardada com expectativa e emoção, antevendo-se uma época em que as famílias vão, finalmente, voltar a juntar-se sem (tantas) restrições. O abraço guardado há dois anos, o poder desfrutar de uma refeição em família ou a simples partilha de momentos que ficarão registados para sempre é algo que já está no imaginário do consumidor. Para as marcas, esta é uma altura importantíssima para idealizarem campanhas relevantes, e a segmentação pode ser a resposta que procuram para obterem melhores resultados.

Anúncios que marcam

Natal é sobre abraços, é sobre cheiros, é sobre presentes e, sobretudo, sobre família. É a altura para oferecer a tão desejada viagem ao filho que entrou para a faculdade, para escolher o perfume que a tia adora usar, para comprar o drone que o sobrinho pede há meses ou a mala que a esposa deseja. Ou, simplesmente, para pensar sobre aqueles que são importantes na nossa vida e que não devemos esquecer, ou sobre os que nem sempre têm uma voz e um lugar na sociedade.

Nesse sentido, grande parte do desejo, e efectivo acto de compra, é originado pelas campanhas publicitárias, assim como o mote para não nos esquecermos do que é realmente importante. Este é, então, o momento para as marcas idealizarem os melhores anúncios e fazerem-nas chegar ao público certo.

O primeiro passo para uma campanha de sucesso é imaginar a mesma, criar o storytelling e passar da conceptualização à acção. O impacto no consumidor começa nesse momento. Grandes campanhas são as que não se esquecem, as que aquecem os corações mais frios, as que permitem reflectir e sentir emoções, e as que fazem, inclusive, acreditar na “magia do Natal”.

O objectivo é vender mais, certamente, mas é também importante fidelizar o cliente e aumentar o valor da marca. Não é de estranhar, por isso, que os consumidores retenham os anúncios com base na originalidade da história, na capacidade de fazer sorrir, na música que fica no ouvido ou na emoção que fica gravada. Por isso se tornaram icónicos os anúncios da Coca-cola, da Ferrero, assim como as mensagens impactantes da MEO, NOS e Vodafone, do LIDL ou do Pingo Doce – o grande vencedor do título do anúncio mais memorável do Natal do ano passado em Portugal, segundo um estudo da Multidados.

Como criar a campanha mais memorável deste Natal?

Mas ter a campanha certa não define o sucesso da mesma. É necessário que essa chegue, efectivamente, ao público-alvo. Nos dias que correm, com a diversidade de canais e a possibilidade de os potenciais clientes poderem visualizar os seus programas favoritos quando e onde quiserem, isso não é garantido através da televisão linear.

O Playce é, neste contexto, a primeira plataforma portuguesa que oferece uma solução para todos os anunciantes fazerem chegar a mensagem das marcas, de uma forma mais direccionada, impactante e eficiente, ao público-alvo de cada campanha. Usando tecnologia da Accenture e com a participação dos três principais operadores nacionais, o Playce é um formato de publicidade inovador que tem permitido anunciar em televisão, utilizando variáveis de segmentação avançada, até agora apenas disponíveis nos formatos digitais.

Denominado de Pre-Roll, este formato de publicidade consiste num vídeo com a duração máxima de 30 segundos, apresentado antes da visualização de uma gravação seleccionada pelo consumidor na set-top-box do seu serviço de pay-TV, seja uma gravação automática disponível no menu de guia TV, ou uma gravação pessoal.

Este é um meio privilegiado para fazer chegar diversos conteúdos às pessoas que têm de facto interesse nessas áreas e que fazem sentido para um anunciante específico. Isto porque as marcas podem, efectivamente, apostar em determinados públicos e perfis, já identificados e agrupados pela Playce.

Além disso, os anunciantes podem, também, apresentar anúncios associados ao tipo de programas de TV que mais se identificam com os valores da sua marca ou que garantem o contexto certo ao produto que anunciam. No Playce, todos os programas estão arrumados em categorias (culinária, desporto, infantil, informação, entre outros), permitindo fazer uma selecção ainda mais adequada e garantindo resultados para as marcas.

Actuando como um formato de segmentação estratégica e avançada, o Playce define-se por capacidades únicas que podem fazer a diferença no sucesso de comunicação das marcas:

Targetização: No Playce, o anunciante tem à disposição grupos de consumidores divididos por interesses e perfis sociodemográficos, calculados com segmentação determinística e algoritmos de clusterização, permitindo ao anunciante uma targetização concreta. De uma nova linha de produtos de beleza a um artigo para famílias com crianças, vai poder encontrar diferentes segmentos disponíveis e seleccionar o mais adequado.

Impacto: O spot publicitário é apresentado numa televisão, ou seja, num ecrã de grandes dimensões.

Foco: É apresentado apenas um anúncio imediatamente antes do início de um programa seleccionado pelo consumidor, pelo que este vê apenas aquele conteúdo e não dispersa a sua atenção pelos vários anúncios.

Visualização: Garantia de que o vídeo publicitário é visto até ao fim. O consumidor não pode saltar a visualização do mesmo, visto que se trata de um anúncio non-skippable, e só assim poderá ver a gravação que seleccionou.

Localização: Através da selecção das zonas geográficas mais estratégicas, o anunciante pode escolher entre regiões, distritos, municípios e, até, freguesias, onde quer apostar e colocar o seu anúncio.

Feito à medida: Além de poder ajudar as marcas a chegarem ao público certo e à zona geográfica mais estratégica para o seu anúncio, o Playce também pode dar apoio na produção do próprio anúncio para o cliente. Ou seja, para a próxima campanha de Natal, a equipa do Playce pode ajudar o anunciante a definir os melhores critérios para maximizar o retorno/impacto da campanha, actuando sempre com base no orçamento e necessidades do mesmo.

 

Porquê apostar na publicidade segmentada?

Dois anos depois do lançamento do Playce, e com mais de 70% dos lares com pay-TV que utilizam gravações, este novo formato abrange mais de três milhões de lares, aproximadamente sete milhões de pessoas. Por outro lado, o Playce reúne já mais de 100 canais de televisão aderentes a este movimento, que continua a aumentar, e conta com cerca de 20 milhões de gravações por mês disponíveis para a inserção de publicidade, aumentando significativamente o alcance que as campanhas podem ter.

Para os anunciantes e agências de meios, esta solução combina as vantagens da exposição num meio televisivo (ecrã grande e garantindo uma curadoria dos conteúdos associados) e as vantagens do meio digital (a capacidade de endereçar as campanhas segmentadas às audiências), permitindo, pela primeira vez em Portugal, alcançar os consumidores que vêem televisão através das gravações e garantindo um elevado impacto da campanha junto do público-alvo.

O anunciante tem, ainda, a garantia de poder definir targets específicos como potenciais interessados nos seus produtos e apostar numa comunicação mais localizada, conseguindo mais rapidamente chegar ao seu público-alvo. A oferta torna-se mais completa com a possibilidade de os anunciantes poderem configurar os momentos mais eficazes para a apresentação da sua campanha, podendo seleccionar apenas os períodos do dia mais relevantes para os seus objectivos de comunicação.

Uma comunicação personalizada, no momento certo, no sítio certo, poderá fazer a diferença neste Natal. Uma publicidade ao alcance de todos, feita à medida dos objectivos, poderá também revelar-se eficaz para os próprios consumidores, que receberão, desta forma, informação de acordo com os seus gostos e necessidades.

Neste Natal, o Playce promete uma comunicação mais eficaz, com maior alcance e mais impacto, e a magia acontece.

 

 

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