Campanha lembra que silêncio não é consentimento

Partindo da ideia de que existe uma área meio enublada em relação ao consentimento sexual, a agência Marc USA Chicago desenvolveu uma campanha para clarificar quaisquer dúvidas que ainda existam. Em resumo: sim é sim; não é não; silêncio é não.

O projecto “Know No” quer mostrar quais as situações representativas de um “não”, dando destaque aos cenários em que as vítimas, sejam elas mulheres ou homens, estão a dormir. Se estão a dormir, não conseguem responder e dar consentimento: “Se não consigo dizer que não, também não consigo dizer que sim” é o mote de um vídeo que levou dançarinos para as ruas de Chicago.

A acção, realizada em parceria com a Red Snake, colocou dançarinos a dormir na rua ao lado de um cartaz com a mensagem do projecto “Know No”. À medida que iam acordando, mais pessoas se juntavam para perceber de que se tratava.

O projecto conta ainda com um website onde testa os conhecimentos dos utilizadores sobre consentimento sexual. O quizz pode ser partilhado nas redes sociais para que o tema chegue a um número maior de pessoas.

Artigos relacionados