As sirenes de guerra da Ucrânia soam em Helsínquia numa poderosa campanha da UNICEF, que tem como objetivo lembrar que o conflito no país ainda não terminou e sensibilizar para a situação das crianças ucranianas. A campanha, desenvolvida pela UNICEF Finlândia, transmite em tempo real os alertas antiaéreos da Ucrânia para ecrãs digitais situados em pontos estratégicos de Helsínquia. Sempre que uma sirene soa em alguma das principais cidades ucranianas, os anúncios em Finlândia são automaticamente ativados, exibindo a mensagem “As crianças na Ucrânia ainda precisam da tua ajuda”, acompanhada de um número para doações via MobilePay.
A iniciativa visa aumentar a consciencialização sobre a difícil realidade que milhões de crianças enfrentam no meio do conflito, apesar da diminuição da atenção internacional ao longo do tempo. A campanha utiliza dados oficiais da aplicação Air Alarm da Ucrânia para garantir que as mensagens sejam transmitidas em tempo real, assim, sempre que um alerta antiaéreo é emitido, a mensagem da UNICEF aparece instantaneamente nos suportes digitais de Helsínquia.
O sistema foi desenvolvido pelo coletivo SipuliGroup e transforma a rede de ecrãs de publicidade exterior num meio reativo, conectando Helsínquia, que se encontra a mais de 1.300 quilómetros da fronteira ucraniana, ao cotidiano da guerra. O projeto conta também com o apoio pro bono de várias empresas do setor de publicidade exterior na Finlândia, como JCDecaux, Bauer Media Outdoor, Ocean Outdoor, Mediateko e Outshine, que se uniram ao esforço para amplificar a mensagem e alcançar o maior número possível de pessoas.














