Campanha da Snickers no Twitter gera polémica… mas acaba por ser aprovada

snickersA Advertising Standards Authority (ASA), organismo de regulação publicitária do Reino Unido, declarou como lícita uma campanha da Mars no Twitter, que havia gerado várias queixas por não estar claramente identificada como publicidade.

A acção começou com figuras conhecidas a publicar quatro tweets “excêntricos”, como o do futebolista Rio Ferdinand, em que falava sobre técnicas de tricotar. De referir que nenhum deles mencionava a Snickers, marca de chocolate detida pela Mars, e que era a protagonista da acção. 90 minutos depois destes quatro tweets foi publicado um quinto, que se fazia acompanhar de uma imagem de uma figura famosa a segurar um Snickers. “You’re not you when you’re hungry” (“Tu não és tu quando estás com fome”) era a mensagem que se podia ler, seguida por “#hungry, #spon” e @snickersuk.

Várias queixas afirmavam que os tweets não eram claramente identificados como sendo publicitários. A Mars, por sua vez, defendeu a acção, alegando o seu carácter inovador ao mesmo tempo que asseverava que os primeios tweets não eram publicidade e, portanto, a ASA não teria jurisdição sobre eles.

A entidade reguladora, por sua vez, decidiu que todas as mensagens faziam parte da campanha da Snickers, tendo os quatro primeiros tweets sido considerados teasers. A ASA concluiu, assim, que o conjunto da acção poderia ser identificada como publicidade, garante o Marketing News.

Esta é a primeira resolução da ASA sobre uma acção no Twitter. Recorde-se que a rede de microblogguing anunciou, no final do ano passado, a criação de páginas para marcas, a par de um renovado layout. Estes passos estratégicos levaram a OMG Consulting a afirmar que esta rede social que, em 2011, terá gerado cerca de 139,5 milhões de dólares em receitas publicitárias, amplificou o seu poder e influência com os consumidores e marcas.

Assista aqui a um dos vídeos da campanha “You’re not you when you’re hungry”.

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