Campanha Cereja do Fundão está de volta com música, gastronomia e passeios
A Campanha da Cereja do Fundão está de volta e o município do Fundão tem preparadas diversas iniciativas ligadas ao universo da cereja. O objectivo é, por um lado, afirmar a expressão e o valor da marca Cereja do Fundão a nível regional e nacional e, por outro, promover a região através de eventos e actividades relacionados com o turismo e a gastronomia.
As celebrações arrancam com o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja”, que se prolonga até dia 30 de Junho, promovendo a gastronomia da região com a sugestão de vários restaurantes e pastelarias, onde é possível encontrar menus e doçaria dedicados à cereja.
Entre 9 e 11 de Junho é vez da Festa da Cereja, que brinda os visitantes com actividades que prometem animar e descontrair, como o concerto de Luísa Sobral (10 de Junho), live cookings, teatro, animação para crianças e passeios. Alcongosta será, mais uma vez, ponto de encontro para, durante três dias, usufruir do que esta localidade proporcionará, seja ao nível cultural ou de entretenimento.
A Rota Gastronómica da Cereja do Fundão tem data marcada entre 17 de Junho e 2 de Julho, e irá realizar-se mais uma vez em Lisboa e no Porto em restaurantes que irão apresentar nos seus menus pratos originais com a cereja do Fundão. A edição de 2023 conta novamente com diversos espaços em Lisboa e Cascais, Porto e Vila Nova de Gaia.
Para quem visitar o Fundão há a possibilidade de realizar diversas actividades turísticas e experiências. Programas turísticos (como a apanha da cereja), talks and walks, passeios de tuk tuk (Cereja Tour), comboio turístico (todos os fins-de-semana de Junho), apadrinhamento de cerejeiras, aluguer de cestas de piquenique e passeios “descubra por si” (BTT, a pé e de carro), são algumas das iniciativas que animam o concelho durante a Campanha da Cereja do Fundão.
Para o público mais jovem estarão novamente disponíveis os jogos “A Ciência dos Perfumes – Cereja do Fundão” e “A Ciência dos Sabonetes – Cereja do Fundão”, numa parceria com a Science 4 you.
«A Cereja do Fundão é já uma marca no país e que, acima de tudo, valoriza um produto da terra, o que nos deixa claramente orgulhosos. Tem obviamente um grande valor económico para o concelho e grande representatividade a nível nacional, uma vez que o Fundão tem cerca de 60% da produção nacional de cereja, colocando a nossa região no topo do pódio», afirma, em comunicado, Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.