Calçado Português supera máximo de vendas

calçado-redimensionada1O sector português de calçado cresceu 8% em 2013, com as vendas a ultrapassarem, pela primeira vez, os 1,7 milhões de euros exportados.

Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), desde 2010, a indústria já cresceu 28% e o aumento sustentado do preço médio mantém o calçado português como o segundo mais alto do mundo, nos 23,45 euros, a seguir ao calçado italiano.

O contributo do sector do calçado para a balança comercial é “o mais elevado da economia portuguesa”, afirma a associação no comunicado enviado à imprensa, ao ascender a 1,3 mil milhões de euros, com as exportações a crescerem a um ritmo superior às importações.

O calçado português chega, actualmente, a 132 países nos cinco continentes. A indústria é constituída por 1696 empresas de calçado, componentes e artigos de pele, sendo responsáveis por 41.295 postos de trabalho.

Outros sectores da indústria

A APICCAPS destaca ainda o sector dos componentes, cujas exportações aumentaram 2% no ano passado relativamente a 2012, e o subsector dos artigos de pele que aumentou as vendas no exterior em 39%. Também o sector dos curtumes apresentou resultados positivos referentes a 2013, exportando mais de 88 milhões de euros.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo