Vila Galé: Disponibilidade. Sempre perto dos clientes

O Grupo Vila Galé foi fundado em 1986 e, em 1988, era inaugurado o Hotel Apartamento Vila Galé (hoje Vila Galé Atlântico), na praia da Galé, Algarve. Seria o primeiro de um vasto conjunto de unidades hoteleiras a nascer em Portugal e no Brasil até aos dias de hoje. Hoje, o grupo, integralmente português, conta com um total de 36 unidades, localizando-se 27 em Portugal e nove no Brasil.

Um dos grandes marcos da empresa dá-se em 2013, com o lançamento da submarca Collection e a abertura do hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos, primeira unidade de cinco estrelas do grupo em Portugal. Trata-se de uma submarca pensada e desenvolvida para os produtos exclusivos com a chancela Vila Galé. São hotéis boutique, de pequena dimensão, com um conceito diferenciador, não só pelo requinte e qualidade das instalações, mas também, e sobretudo, pelos serviços disponibilizados. «A submarca Collection é atribuída a hotéis boutique da rede e que se distinguem pela localização premium, pelo seu conceito diferenciador, pela personalização e requinte dos serviços, pela oferta gastronómica ou pela história do local ou do imóvel onde estão inseridos», explica Catarina Pádua, directora de Marketing do Grupo Vila Galé.

Nestas unidades é de esperar um serviço personalizado, com características únicas nos quartos, como amenities exclusivos, Spa Satsanga e restaurante Inevitável com menus requintados para proporcionar uma verdadeira experiência gastronómica.

Este conceito tem vindo a ser alargado a mais unidades, entre as quais o Vila Galé Collection Douro (2015), Vila Galé Collection Braga (2018), Vila Galé Collection Elvas (2019) ou Vila Galé Collection Alter Real (2020).

Em Abril deste ano, a Vila Galé estreou esta submarca no Brasil, com a abertura de uma “ala Collection” com 53 quartos no hotel Vila Galé Rio de Janeiro. Esta nova ala fica no antigo palacete do século XIX, considerado Património Histórico e Cultural e que foi recuperado na altura da construção desta unidade, no boémio bairro da Lapa.

Desde cedo o Grupo Vila Galé percebeu que era importante ter uma componente de saúde e bem-estar associada à oferta hoteleira, para responder à procura e para também complementar e diversificar as experiências proporcionadas aos clientes, quer estejam alojados no hotel ou não.

«Escolhemos o nome Satsanga Spas & Wellness porque significa “reunião em boa companhia” ou “associação” em sânscrito e porque queremos que os spas e wellness Satsanga dos hotéis Vila Galé sejam espaços para despertar os sentidos, relaxar e cuidar do corpo e da mente», sublinha a directora de Marketing. Esta marca está na maioria dos hotéis e resorts da rede e inclui uma vasta oferta de tratamentos e massagens, para usufruir sozinho ou a dois. A massagem Vila Galé é a best-seller. Estão ainda a desenvolver uma nova oferta de programas de bem-estar e menus com foco, por exemplo, no emagrecimento, para detox ou anti-aging nos vários hotéis.

«A pandemia trouxe algumas alterações a nível global e notamos que os clientes têm mais preocupações com a sua saúde e bem-estar, o que se reflecte na maior procura de massagens e de experiências de spa», conta.

Recentemente, foram ainda lançadas massagens infantis, especialmente desenvolvidas para crianças, que também têm suscitado muito interesse, «porque permitem relaxar o corpo, diminuir a ansiedade, proporcionar uma maior tranquilidade no sono, aliviar a tensão e dores musculares», explana a responsável.

Aliás, as crianças são um dos grandes focos do grupo, tendo, inclusive, sido criada uma marca para a sua ligação ao universo deste target. O Clube Nep é a marca dos kids clubs dos hotéis Vila Galé, que é inspirada em Neptuno, o rei dos mares, e, por isso, o Nep é a sua mascote. Estes são espaços preparados para crianças dos três aos 12 anos e contam com equipas especializadas de animadores que promovem actividades infantis e pedagógicas, como jogos e desafios desportivos, ateliês de bricolage, dança ou pinturas faciais, workshops de cozinha, sessões de karaoke, entre outras. Alguns hotéis incluem ainda parque de trampolins e parque infantil.

«Sendo a Vila Galé uma marca e uma rede hoteleira muito vocacionada para as férias das famílias, era essencial ter esta oferta de animação para as crianças», justifica Catarina Pádua. Por outro lado, o Clube Nep, a mascote Nep e a sua família de personagens, todas ligadas ao universo do mar, espelham a preocupação do grupo com o meio ambiente e com a sustentabilidade. «Desde logo, também tentamos passar esta mensagem às crianças que ficam nos nossos hotéis.»

O Clube Nep tem o seu próprio merchandising – t-shirts, chinelos, bonés e roupões, entre outros artigos – além de um videoclip com música e coreografia exclusivas, que visam estimular as capacidades motoras das crianças, e de um jogo disponível online. Este jogo tem uma forte componente pedagógica e está especialmente vocacionado para treinar a destreza e a memória, para incentivar a consciência ambiental e estimular a leitura, já que inclui um e-book, salienta a directora de Marketing. Além disso, «temos expandido esta marca para outros espaços nos hotéis ». Por exemplo, no Vila Galé Náutico, em Armação de Pêra, e no Vila Galé Rio de Janeiro (Brasil) há os quartos familiares Nep, com decoração inspirada no Nep e beliches com escorregas para as crianças. Nas cartas dos restaurantes há os menus infantis Nep e nos buffets há sempre um corner Nep. Há ainda as festas de aniversário Nep, com lanche e diferentes actividades.

No Brasil existe ainda a marca Espaço Galera. Trata-se de um espaço dedicado ao público teen, existente nos resorts da Vila Galé no Brasil, com jogos de consola, computadores e internet e diversas ligações para dispositivos móveis, que permitem jogar em rede, e ainda mesa de snooker.

AS MARCAS DA GASTRONOMIA

Na área da gastronomia o Grupo Vila Galé apresenta também as suas marcas: Massa Fina e Inevitável. Segundo Catarina Pádua, são duas propostas gastronómicas bastante diferenciadas, permitindo-lhes, assim, ter uma oferta mais alargada.

As pizzarias Massa Fina, localizadas próximo dos hotéis ou integradas nos resorts, distinguem-se pelas suas pizzas artesanais e ambiente descontraído, nalguns casos contando com esplanada, uma particularidade bastante valorizada pelos clientes na actual conjuntura de pandemia, já que os clientes preferem estar ao ar livre.

Actualmente, a marca conta com cinco espaços em Portugal, onde também tem serviço de take away, e nove no Brasil. «Há planos para alargar a marca a mais espaços.» Já os restaurantes Inevitável estão todos integrados nos hotéis e têm serviço à la carte, cuja oferta se define pela cozinha de alta qualidade, de inspiração mediterrânica, com assinatura do chef executivo da Vila Galé, Francisco Ferreira.

DIVERSIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

O Grupo Vila Galé tem vindo a diversificar a sua actividade, com especial enfoque na área agrícola. Logo desde 2002, a estratégia tornou-se evidente com a compra de herdades no Alentejo, perto de Beja – onde também se localiza o hotel rural Vila Galé Clube de Campo –, para produção de vinhos e azeites regionais.

Nessa altura foi criada a marca Santa Vitória. Hoje, o grupo tem uma propriedade com 1620 hectares, com vinha, olival e pomares, sobretudo de pêra rocha, ameixas, nectarinas e pêssegos. «Temos apostado na composição e venda de cabazes, com vinhos, azeites e compotas de frutas da herdade», conta.

A produção vinícola da Santa Vitória privilegia tecnologias de vinificação avançadas para conseguir vinhos modernos e competitivos, mas também práticas tradicionais de recolha manual das uvas e a pisa a pé, materializadas nos vinhos mais exclusivos. Oferece, por isso, vinhos de diferentes gamas e marcas já por diversas vezes premiados nacional e internacionalmente. Tem uma produção anual de mais de um milhão de garrafas, que, além de vendidas e consumidas nos hotéis do grupo, são comercializadas em grandes superfícies e garrafeiras e também exportadas, sobretudo para Brasil, Alemanha, Colômbia.

Prestes a celebrar os seus 20 anos (no próximo ano), a Santa Vitória é já uma marca com grande reconhecimento no mercado. Além do rebranding no início de 2020, a Santa Vitória tem vindo a apostar em novos produtos. Nos vinhos, foi lançada a Gama Reserva, com um tinto e um branco. A marca fez também uma parceria com Vítor Sobral, com dois vinhos (um tinto e um branco), que podem ser encontrados nos espaços do chef.

Estão ainda a trabalhar para ter uma plantação de vinha em modo biológico. Quanto aos azeites, há duas referências de virgem extra – Santa Vitória Gourmet e Santa Vitória Premium – e na próxima campanha de 2021/2022 planeiam lançar o azeite DOP biológico. «Temos vindo a investir na forma como chegamos ao mercado, com um reforço significativo nos canais de venda online, em Portugal e no Brasil», conta Catarina Pádua, juntando-se às grandes superfícies e lojas especializadas.

E se é verdade que, desde 2002, o Grupo Vila Galé produz vinhos e azeites no Alentejo com a marca Santa Vitória, também o é que sempre houve o objectivo de aumentar essa oferta. Por isso, em 2018, em parceria com o empresário António Parente, do Grupo Madre, foi adquirida a Quinta do Val Moreira, em Armamar, no coração do Douro Vinhateiro.

«Naturalmente, surgiu a necessidade de criar outra marca, Val Moreira. Também neste caso se aliou a produção de vinhos e azeites ao agroturismo, já que na quinta se localiza o Vila Galé Douro Vineyards», conta Catarina Pádua. Hoje, a marca Val Moreira é composta por cinco vinhos DOC brancos e tintos, cinco referências de vinhos do Porto e uma referência de azeite que estão à venda nos hotéis Vila Galé, em garrafeiras e online.

Ainda ligado ao que a terra nos dá, o grupo criou a marca SV Frutas, associada à produção e processamento de frutas dos pomares que existem na herdade do Alentejo. Em média, a produção anual supera os 700 mil quilos de fruta.

Recentemente, o grupo criou a central de fruta Santa Vitória, a funcionar desde Abril de 2020, e que contou com um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros.

«Aqui conseguimos processar a fruta que colhemos na herdade, transformando-a em compotas ou em frutas em calda, depois consumidas nos hotéis e vendidas ao grande público», conta a responsável, salientando uma parceria com uma empresa especializada no sector, que está a gerir toda a parte da produção e comercialização.

Mas o grupo não pára e os investimentos sucedem-se. Em 2019, foi inaugurado o Lagar Santa Vitória, um investimento de 3,5 milhões de euros, com capacidade para processar até 50 toneladas de azeitona por hora e para engarrafar, capsular e rotular mais de 1200 garrafas por hora.

«Além de complementarem e fecharam o ciclo da actividade agrícola, com estas apostas o grupo consegue também proporcionar novas experiências aos seus clientes, através de visitas ao lagar e à adega e cave da Santa Vitória, provas de vinhos e azeites ou a hipótese de participar nas vindimas e na apanha da azeitona», explica Catarina Pádua.

CRESCIMENTO CONTINUADO

Neste momento estão a avançar as obras do Vila Galé Alagoas, mais um resort no Brasil, desta feita localizado no estado alagoense, no município de Barra de Santo António, na Praia do Carro Quebrado. O Vila Galé Alagoas será um resort all inclusive, com 518 quartos, seis restaurantes, Spa, oito salas de reunião e um parque aquático infantil, devendo gerar cerca de 600 empregos directos. Em Portugal o grupo está a desenvolver a construção de mais um Vila Galé Collection, desta vez nos Açores, no centro de Ponta Delgada. Será renovada parte do edifício-sede da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, transformando-o num hotel de charme. O espaço onde antigamente funcionava o convento e hospital de São Francisco será reconvertido numa unidade hoteleira com cerca de 100 quartos, restaurantes, bar, piscinas e spa. Este projecto, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia, representará um investimento a rondar os dez milhões de euros.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas Próprias”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.

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