EPAL: Valorização da água da torneira na comunidade

Para dar continuidade a este propósito, a EPAL lançou recentemente quatro projectos inovadores que reforçam a relação da marca com todos os clientes e a comunidade: a colecção “Aqui Bebo Água da Torneira”; os Bebedouros de Lisboa; o jarro Gota e a colecção de chávenas de café “Bicas com História”.

A colecção “Aqui Bebo Água da Torneira” é um projecto desenhado em parceria com a Zomato, em prol da economia circular e da promoção de boas práticas ambientais, que desafia os restaurantes de Lisboa a disponibilizarem água da torneira aos seus clientes, sensibilizando para um consumo mais sustentável e para a redução da utilização de garrafas de plástico de uso único.

Este projecto inovador arrancou em 2020 – antes da legislação que hoje exige a toda a restauração a disponibilização da água da torneira aos seus clientes –, com um conjunto de mais de 30 restaurantes que se uniram à EPAL e à Zomato para a adopção de hábitos e comportamentos mais verdes. São também parceiros a Câmara Municipal de Lisboa, o Turismo de Portugal, a ZERO e a Lisboa E-Nova.

“Bebedouros de Lisboa” é uma iniciativa que nasceu no ano em que Lisboa recebeu o galardão de Capital Verde Europeia 2020, tendo em vista dotar a cidade com uma rede de 200 bebedouros mais modernos e inclusivos. Estes equipamentos urbanos para instalação exterior reúnem três funções: a do bebedouro tradicional, a do dispensador de água, que permite fazer refill de garrafas pessoais reutilizáveis, e um bebedouro para animais. Os bebedouros podem ser localizados acedendo à app H2O Quality, onde também é possível consultar a qualidade da água em qualquer ponto da cidade.

Por sua vez, em resultado de uma parceria entre a EPAL e a Bordallo Pinheiro, o jarro Gota, peça exclusiva que acolhe a água, simboliza a presença que a EPAL tem em todos os momentos da vida. Por fim, a colecção de chávenas de café “Bicas com História” integra quatro chávenas de café que representam os núcleos do Museu da Água da EPAL e coloca em destaque as duas bebidas mais consumidas no mundo, água e café, lançando o convite para conhecer a história e o património da água. A colecção resulta de uma parceria entre a EPAL e a Vista Alegre, numa simbiose entre o café e a história da água na cidade de Lisboa.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Água e Sumos”, publicado na edição de Setembro (n.º 302) da Marketeer.

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