Quinas: A cerveja do momento…

Conta três anos de actividade e já são várias as conquistas da marca de cerveja portuguesa Quinas: alcançou a meta dos três milhões de litros vendidos, conquistou a presença em mais de 20 mercados internacionais e recebeu dois prémios no presente ano, o Sabor do Ano 2021 e Medalha de Prata no Monde Selection 2021, onde participou pela primeira vez.

A estratégia da marca Quinas começou pela aposta na abertura dos mercados internacionais com a afirmação de uma cerveja com ADN 100% português, sendo aos dias de hoje notória a presença da marca em mercados como os Estados Unidos, Canadá ou Suíça, onde a aposta e a aceitação da cerveja têm sido extremamente positivas. Mas o mercado português não ficou esquecido, sendo actualmente um dos mercados mais trabalhados pela marca.

A Quinas refere que, apesar do duopólio existente no sector cervejeiro, tem sido dada oportunidade à marca de figurar nos pontos de venda, destacando-se os Cash & Carries (Recheio, Teixeira Lopes, Arcol, MCunha, Henisa) e a grande distribuição, onde são exemplo várias lojas Intermarché, E.Leclerc, Meu Super, Amanhecer e A Nossa Loja. Desde o final do mês passado, a Quinas já marca presença nas lojas Aldi e está prevista a entrada, ainda este Verão, numa das maiores cadeias alimentares em Portugal. Paralelamente, a marca esteve presente em vários festivais de cerveja que ocorreram em algumas insígnias durante estes últimos meses, como foi o caso do Minipreço e Spar.

Para Maria João Pereira, directora de Marketing & Comunicação da Cerveja Quinas, o último ano foi de desafio. Dada a situação que se viveu a nível mundial, a Quinas, apesar de recente, teve que se adaptar e reforçar a sua posição. Essa estratégia consistiu na criação da sua loja online e a presença nas lojas de proximidade, que tiveram um crescimento notável e que permitiram à marca manter-se próxima dos seus consumidores. De 2019 para 2020, a cerveja Quinas conseguiu triplicar as suas vendas e, este ano, espera, no mínimo, duplicar as vendas alcançadas em 2020.

A estratégia de comunicação da Quinas assenta no mote “Afinal havia outra”, numa vertente divertida, portuguesa, e com o objectivo de passar a mensagem que é uma nova opção de cerveja que vale a pena conhecer. A campanha tem tido presença em vários meios, somando-se também várias activações que a marca tem vindo a realizar nos pontos de venda.

Para a Quinas, mantém-se como prioridade a presença nos sectores de actividade onde os consumidores de cerveja estão mais presentes. Exemplo disso é o futebol, destacando- se a renovação, por mais duas épocas, da parceria com o Boavista FC, que se traduz na presença nos equipamentos e publicidade estática. A marca tem igualmente uma parceria com o CF Estrela da Amadora, para além de outros clubes com os quais vão sendo estabelecidos acordos de cooperação.

Assim, Maria João Pereira afirma que o balanço que a cerveja Quinas faz não podia ser mais positivo, mantendo como objectivo a dinamização da marca nos vários mercados onde está presente e a ambição de continuar a trazer valor acrescentado ao sector, através do produto e de iniciativas que geram proximidade com os seus consumidores.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marketing de Cervejas”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.

Artigos relacionados