Dom Pedro Hotels & Golf Collection: Vilamoura na rota do golfe

O Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection tem uma forte oferta em Vilamoura, no Algarve, com as unidades Dom Pedro Marina, Dom Pedro Vilamoura e Dom Pedro Portobelo. Dado o contexto, torna-se evidente de que Vilamoura é o destino mais importante para o Grupo Dom Pedro, destacando- se uma oferta global de produtos com três hotéis, cinco restaurantes (fora dos hotéis), campos de golfe, Pro Golf Shops e ainda um centro de conferências (Fórum Dom Pedro).

Mas é o golfe o grande destaque na oferta do grupo nesta região, uma vez que se trata do maior destino europeu da modalidade, atingindo, num ano de plena operação, as 200 mil voltas de golfe. É também o maior destino nas vendas dos maiores operadores de golfe europeus. E, nesta modalidade, o Grupo Dom Pedro conta com uma forte oferta que atrai turistas de vários pontos.

«O Dom Pedro Old Course, Dom Pedro Victoria, Dom Pedro Pinhal, Dom Pedro Millennium e Dom Pedro Laguna estão entre os melhores campos de Portugal e os dois campos premium (Old Course e o Victoria) entre os mais famosos campos na Europa. Temos igualmente uma nova estrutura, a Dom Pedro Golf Academy, uma academia para a iniciação ao golfe, mas igualmente para o aperfeiçoamento de quem joga, contando com com profissionais bastante conceituados, com elevada experiência, bem como com as mais modernas tecnologias digitais para a melhoria das técnicas de cada jogador», conta Pedro Ribeiro, director comercial do Dom Pedro Hotel & Golf Collection.

Quanto às unidades hoteleiras nesta região, apresentam uma oferta que se dirige a diferentes públicos-alvo.

O Dom Pedro Vilamoura é um hotel com forte presença em segmentos como grupos corporate (devido a contar com o Fórum Dom Pedro com capacidade para reuniões até 400 pessoas) e também golfe, assumindo-se como um dos mais famosos hotéis no Algarve para o segmento de golfe.

O Dom Pedro Marina, que se posiciona como um boutique hotel, conta com 30% dos quartos com a tipologia de suíte, o que faz com que tenha uma forte procura de famílias. «Com as características de ser um hotel mais pequeno e mais charmoso é procurado por um segmento de mercado mais up market », refere Pedro Ribeiro.

Por último, o Dom Pedro Portobelo é um aparthotel que é procurado pelo segmento famílias e golfe, mas com características próprias deste tipo de alojamento.

Nestas unidades, o Grupo Dom Pedro tem apostado em programas em que, com a estadia num dos seus hotéis, é oferecida uma clínica/aula de iniciação ao golfe, bem como pacotes de alojamento e golfe com um produto completo para se jogar, incluindo o próprio transfer dos hotéis para os campos.

Pedro Ribeiro conta que o golfe tem como épocas de maior procura os meses de Março, Abril, Maio, Setembro e Outubro, meses nos quais este segmento representa 50% a 60% das reservas nos hotéis de Vilamoura.

A época dos torneios de golfe do 2.º semestre terá o seu início em Setembro. Apesar disso, o Grupo Dom Pedro terá, este mês, alguns eventos, como o 4.º Torneio do Dom Pedro Trade Golf Circuit (dia 28 de Agosto), um circuito para profissionais de turismo que joguem golfe ou que se queiram iniciar no golfe. Para o fim do ano (4 a 8 de Dezembro) está agendada a 33.ª edição do Grande Troféu de Vilamoura, o maior torneio para amadores que se realiza em Portugal.

Oferta abrangente

Para além do golfe, Pedro Ribeiro afirma que Vilamoura é um dos maiores destinos de congressos médicos em Portugal, bem como de lançamento de produtos. Por este motivo, a partir de Setembro existe uma forte procura por eventos no destino. «A partir de Setembro a procura está elevada, quer para golfe, quer para os grupos corporate. Existem muitas datas já com pouca disponibilidade para ambos os segmentos», informa.

No segmento de eventos corporativos e eventos sociais, o grupo distingue-se em Vilamoura pela sua oferta integrada: dentro do mesmo grupo consegue apresentar soluções complementares para um evento, como campos de golfe, restaurantes, salas de reunião ou centro de conferências.

Desta forma, o director afirma ser possível formatar um venue com alojamento para cada um dos hotéis. «Podemos ter uma reunião no Fórum Dom Pedro, almoço no restaurante do hotel, uma clínica de golfe ou um torneio de golfe num campo dos mais icónicos de Portugal – o Victoria – e ainda jantar num dos venues nos campos de golfe», explica o responsável.

Ainda longe de 2019

Para atrair clientes no mercado português, o Grupo Dom Pedro conta, neste momento, com campanhas válidas para Agosto com parcerias com canais de distribuição (operadores e agências). Mas aposta igualmente no Dom Pedro Club Card, o seu programa de fidelização. «Estas campanhas são dinâmicas e vão-se adaptando à procura e ao nível de ocupação. Estamos em conjunto com os principais operadores de golfe europeus com campanhas fortes de venda de Vilamoura a partir de Setembro e já promovendo activamente o 2022», sublinha.

O director comercial do Dom Pedro Hotels & Golf Collection refere que a procura de Vilamoura tem estado muito baseada no consumidor português. «O mercado inglês (o mais forte e tradicional em Vilamoura) tem tido bastantes restrições, a procura tem-se ficado mais pelo mercado nacional. Espera-se que em Setembro exista uma forte retoma do mercado inglês com o segmento de golfe.»

Neste momento, as perspectivas para Agosto são de crescimento das receitas perante 2020, mas com uma forte quebra, ainda comparado com 2019, sendo que 95% da ocupação provém do mercado português.

Apesar de alguns indicadores positivos, Pedro Ribeiro assegura que este será um Verão muito abaixo da procura normal pelo Algarve por parte dos mercados internacionais. «E não é totalmente compensada pelo aumento da procura do mercado nacional. Estima-se quebras entre os 40 e os 60%, dependendo dos meses, comparando com 2019», finaliza.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 301) da Marketeer.

Artigos relacionados