Burel Factory cria enciclopédia viva da lã com colecção Woolclopedia

A Burel Factory, marca portuguesa nascida na Serra da Estrela e dedicada à preservação regeneração do património industrial, apresenta a sua primeira colecção de roupa, intitulada Woolclopedia. Esta é uma enciclopédia da lã e um museu vivo do ciclo dos lanifícios portugueses.

Criada por Filipa Homem (consultant Creative Direction) e Mafalda Fialho (in-house designer), esta aposta é uma dupla homenagem ao verdadeiro significado da Burel: a fábrica mais vibrante e um arquivo de património têxtil. De acordo com a marca, o processo criativo foi neste último aspecto, aliado ao processo de fabrico manual, que surgiu a inspiração para a criação da colecção.

Surge assim um conjunto de peças feito para durar, que, por um lado, mantêm vivos os tons naturais e as texturas da montanha e, por outro, trazem ao de cima o espírito colorido e alegre da Burel Factory, embutido em designs contemporâneos.

Tendo na sua génese a preservação da sua origem, a Burel Factory produziu apenas 100 exemplares de cada item, que resulta de uma produção lenta e consciente, dando corpo à herança serrana portuguesa e ao conhecimento têxtil secular. Para a marca, esta é “uma evidência do processo e da artesanalidade, para o tornar mais significativo, mais tradicional, mais autêntico”. O intuito é dar a conhecer e a valorizar a lã, a par de contribuir com um processo de fabrico sustentável.

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