BTL 2014 quer mais de 65 mil visitantes

BTL_2Ultrapassar os 65 mil visitantes recebidos no ano passado recorrendo a um investimento global de um milhão de euros é o objectivo da 26ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O evento realiza-se de 12 a 16 de Março na FIL no Parque das Nações e aposta na temática “Turismo: A Indústria do Sorriso”, destacando a hospitalidade, simpatia e a arte de bem receber do País. O segmento Meeting Industry e o programa Hosted Buyers têm especial destaque na edição deste ano.

Com um investimento global de um milhão de euros por parte da Fundação AIP, a BTL 2014 contará com mais de 1000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 são estreantes. A feira ocupará três pavilhões e zona exterior, onde estarão presentes entidades de promoção do turismo de norte a sul do país, incluindo as ilhas, os municípios, as ofertas de alojamento e serviços, a gastronomia e ainda 30 destinos internacionais.A Região Autónoma dos Açores é o destino nacional convidado na edição deste ano, reflectindo a aposta na temática da sustentabilidade e do ecoturismo. Já o Estado do Amazonas é o destino internacional convidado.

Para Vitor Neto, presidente da comissão organizadora da BTL, «neste momento, a BTL tem uma responsabilidade redobrada de promover o turismo português, principalmente ao nível do mercado interno. Devemos reconquistar a presença massiva dos portugueses na nossa feira, onde estão os nossos produtos, já que é necessário rentabilizar a oferta turística durante todo o ano, tendo em conta as condições de vida actuais do nosso país», afirmou hoje na apresentação do programa da BTL no Hotel Mundial, em Lisboa.

Vitor Neto reforça que «o vector do turismo nacional é fulcral na economia do país e é necessário o surgimento de novas empresas que apostam no turismo interno». Por esse motivo, a BTL lançou um programa de condições especiais para start-ups na área do turismo, com menos de um ano de existência e até dois trabalhadores, preferencialmente residentes em incubadoras. 30 dessas novas empresas já têm presença confirmada.

Hosted Buyers e Meeting Industry

O segmento Meeting Industry e o programa Hosted Buyers têm especial destaque na edição deste ano. O programa de Hosted Buyers da BTL conta com 400 inscrições e tem como objectivo apoiar compradores internacionais com interesse específico no destino Portugal. O enfoque recai sobre o segmento congressos/incentivos e já estão inscritos países como Brasil, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Reino Unido e Suécia.

A aposta no segmento Meeting Industry reflecte-se através de forúns de negócio da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) e da América Latina que estarão presentes na BTL 2014. Para o secretário de estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, «é necessário reforçar o papel de Portugal internacionalmente e forúns como estes potenciarão a estratégia do País», afirmou na conferência de imprensa.

Entrega de Prémios

A BTL organiza, pela primeira vez, os BTL Blogger Travel Awards 2014 que se destinam a premiar os blogues de viagens em Portugal e de língua portuguesa que se destacaram em 2013. São quatro as categorias premiadas: Melhor Blogue de Viagens Pessoal, Melhor Blogue de Viagens Profissional, Melhor Blogue de Fotografia de Viagens e Melhor Blogue de Viagens eleito pelo Público.

Para dia 12, está prevista a cerimónia de entrega dos prémios da 4ª edição Publituris Portugal Trade Awards que conta com 13 categorias a concurso.

Texto de Carolina Moreira

Artigos relacionados