Bruxelas lança concurso para jovens realizadores

A Comissão Europeia lançou um concurso destinado a todos os jovens da União Europeia (entre 18 e 35 anos) que gostam de realizar, mesmo que não tenham experiência em cinema. Os cinco vencedores serão premiados com um subsídio de 7500 euros e terão o apoio de um realizador europeu para realizarem a sua obra.

Para participar no concurso, que integra a iniciativa #EUandME, os interessados terão de escolher um de cinco temas (Mobilidade, Sustentabilidade, Direitos, Digital e Competências & Negócio) e contar uma história dedicada ao tema através de um vídeo de 60 segundos, filmado com smartphone e acompanhado de uma sinopse com um máximo de 500 palavras. Os vídeos deverão ser submetidos no website da iniciativa #EuandME até 31 de Outubro.

As candidaturas serão avaliadas por um júri composto pelos realizadores europeus Dalibor Matanić (Croácia), Tomasz Konecki (Polónia), Matthias Hoene (Alemanha), Yorgos Zois (Grécia) e Zaida Bergroth (Finlândia), que escolherão 10 finalistas. Segue-se, em Janeiro de 2019, uma votação pública para apurar os cinco vencedores – um por categoria.

De acordo com a Comissão Europeia, a iniciativa #EuandME «tem como objectivo partilhar com os jovens como a União Europeia apoia as suas paixões diariamente. Desde viajar livremente além-fronteiras, a ter acesso à internet e livre roaming, a apoios para abrir uma startup, a proteger os nossos direitos enquanto seres humanos ou a contribuir para a sustentabilidade do ambiente nos nossos mares e florestas.»

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?