Brinquedos em braille para crianças invisuais

Os Braille Bricks são blocos de construção, semelhantes aos da marca Lego, pensados para crianças invisuais. O objectivo é apoiar na alfabetização e inclusão destas crianças, já que foram criadas 26 peças correspondentes às 26 letras do abecedário. Assim, é possível juntar os blocos para formar palavras e comunicar mais facilmente.

O projecto é da Fundação Dorina Nowill para Cegos que está a distribuir as peças em kits de educacionais para crianças no Brasil. Arthur Sacek, Lego Design Specialist, explica em vídeo o que a utilização dos Braille Bricks significa em termos práticos: ao utilizar as tradicionais máquinas de escrever que picam o papel quando as crianças estão a aprender braille, os enganos são sinónimo de começar de novo, ao passo que estes blocos dão mais liberdade para cometer erros, uma vez que basta trocar a ordem de uma das peças.

Actualmente, os Braille Bricks estão a ser testados junto de 300 crianças mas o objectivo é aumentar este número. Para isso, o projecto da fundação brasileira incentiva as populações a convencerem os fabricantes de brinquedos a produzir estas peças para crianças de todo o Mundo. O movimento está a ser acompanhado pela hashtag #braillebricksforall.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva