De Zero a mais infinito. O caminho da responsabilidade social

No que diz respeito à sustentabilidade e à responsabilidade, não podemos afirmar que a nossa tarefa está completa. Todos, indivíduos e empresas, temos um papel a desempenhar e, nos dias que correm, o dever das grandes marcas está cada vez mais marcado pela resposta a estas temáticas. Somos uma empresa que cria energia. É por esse motivo que o pilar principal da estratégia de sustentabilidade e responsabilidade da BP Portugal assenta, precisamente, na nossa actividade e na consciência relativamente ao impacto que temos na sociedade. Assumimos, em Portugal e no mundo, a transição energética enquanto eixo basilar daquilo que fazemos em prol de um futuro sustentável.

Bob Dudley, group chief executive da BP, deixou, aquando do lançamento do Relatório Global de Sustentabilidade, uma mensagem que subscrevemos na íntegra em Portugal: «Enquanto o mundo exige mais energia para alimentar a crescente prosperidade e proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida, também exige energia entregue de novas maneiras, com menos emissões. No sector de energia, este duplo desafio é a questão que define os nossos tempos.» Na BP, distribuímos energia que ajuda a impulsionar o crescimento económico do País e a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses. Queremos ser a sua primeira escolha, pelo que procuramos oferecer produtos de qualidade, um bom serviço e responder a todas e quaisquer necessidades que tenham. Mas vamos mais além, colocando o foco também no papel que desempenhamos enquanto empregador e cidadão corporativo responsável. É a par desta missão que trabalhamos todos os dias.

Procuramos crescer com sustentabilidade e respeito em todas as nossas áreas de actuação. Com respeito pelo ambiente, sociedade, qualidade, segurança e pelas comunidades em que nos inserimos. Assumimos, enquanto compromisso fundamental, o respeito pelos direitos humanos e pelo meio ambiente, pelo que trabalhamos de forma constante na nossa estratégia de negócios, dentro e fora de portas. E é precisamente por dentro que começamos a nossa estratégia de responsabilidade. Com padrões rigorosos de ética e transparência, colocamos as nossas pessoas no centro, com uma política de gestão de pessoas assente nas oportunidades constantes de melhoria técnica e pessoal, na promoção da qualidade de vida e do exercício do voluntariado.

Apenas com colaboradores motivados e envolvidos é que conseguimos atingir os elevados níveis de satisfação e confiança que ambicionamos. Na mesma linha posicionamos o compromisso com a qualidade e a segurança de todos os envolvidos nas nossas actividades, orientados por uma cultura de segurança diferenciada. Sim. Ambicionamos Zero. Zero Acidentes para as Pessoas, Bens e Ambiente, uma missão que abraçamos há vários anos e em prol da qual continuamos a trabalhar. É nesta política que se baseia em parte a nossa estratégia de responsabilidade e sustentabilidade ao procurarmos reduzir o impacto das nossas operações. Mas ambicionamos muito mais e é nisso que investimos em simultâneo. Na BP Portugal procuramos produzir energia pelo futuro da sociedade. Envolvemo-nos, por isso, de forma continuada com a sociedade, nas suas mais variadas vertentes, para garantir que aquilo que lhes damos está bem acima de Zero.

O papel de qualquer empresa do presente com os olhos no futuro, acreditamos, é o de participar activamente na resolução dos desafios que se impõe ao País e ao Mundo, não só nas áreas da energia e do ambiente, mas também em termos sociais. É através da cidadania empresarial e das iniciativas que se desenvolvem neste âmbito que as empresas têm a oportunidade de, efectivamente, colocar em prática estes desígnios. Só assim conseguem garantir a sustentabilidade e a longevidade dos seus negócios, em especial num tempo em que os consumidores estão cada vez mais atentos aos comportamentos das empresas nestas áreas. A sustentabilidade, o uso racional dos recursos naturais e a preservação do ambiente são já princípios integrantes da política de gestão ambiental, e a isso aliamos a consciencialização contínua dos nossos públicos relativamente à sua necessidade de conservação. E fazemo-lo através de parcerias como a que estabelecemos com a Fundação Mata do Buçaco, para a recuperação e conservação do
património natural e edificado da Mata Nacional do Buçaco, permitindo à fundação dar continuidade também ao seu trabalho de investigação florestal e de educação ambiental. No que à comunidade diz respeito, a BP tem na Educação e Prevenção as áreas-chave da sua responsabilidade social. E é nesta área que surge precisamente um dos projectos que nos é muito querido – o BP Segurança ao Segundo (BPSS).

Esta iniciativa da BP, destinada a estudantes do ensino secundário e que tem como objectivo a prevenção e segurança rodoviária, visa contribuir para a diminuição dos números da sinistralidade rodoviária entre os mais jovens. Através do seu envolvimento e da sensibilização para a importância de uma condução consciente dos riscos, o BPSS envolve a criatividade e o audiovisual com aqueles que são alguns dos principais comportamentos de risco ao volante, para alertar os futuros condutores. A importância deste projecto vai mais além, com a inclusão de embaixadores como Miguel Oliveira e Salvador Mendes de Almeida. Não só por se tratarem de caras conhecidas do público português, mas também pela influência positiva que acreditamos terem no público mais jovem.

É através de exemplos reais que conseguimos fazer passar estas mensagens e ter um efeito signifi cativo. Desde 2012 até hoje, já foram mais de 11 mil os jovens impactados directamente e quase quatro centenas de escolas secundárias. Resultados bastante satisfatórios ao encarar o crescimento de ano para ano no número de participações, revelador de um importante aumento da consciência para este tipo de assuntos. Mas não queremos fi car por aqui. No ano em que a BP celebra 90 anos em Portugal, assumimos como lema “Energia com Futuro” e é essa a nossa missão. Ser parte do futuro do sector energético, mas também do futuro de um País e de uma sociedade que nas últimas nove décadas tem estado ao lado da BP de forma fiel.

Procuramos retribuir, quer através de produtos e serviços de qualidade, quer pelo papel responsável que tentamos ter junto do ambiente e da sociedade. O nosso objectivo é que no próximo ano possamos reafirmar este compromisso e demonstrar cada vez mais resultados efectivos junto da nossa comunidade. É esse o nosso desejo de Natal.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...