Bom comportamento ambiental vai ser premiado

A EGF vai investir cerca de 2,6 milhões de euros num programa nacional de inovação social que tem como missão incentivar a adopção de comportamentos amigos do ambiente. O plano passa por atribuir benefícios económicos a quem separa as embalagens usadas.

De acordo com a EGF, empresa de tratamento de resíduos integrada no Grupo Mota-Engil/Urbaser, “este programa é um dos maiores investimentos nacionais dedicados à educação e sensibilização ambiental”.

Entre as várias iniciativas previstas, a EGF destaca quatro. A primeira delas dá pelo nome de EcoEventos e consiste em apoiar, certificar e reconhecer as boas práticas ambientais implementadas nos festivais, festas, corridas, romarias e eventos desportivos que se realizam de Norte a Sul. Rock in Rio, Meo Marés Vivas, Expofacic, Boom Festival, O Sol da Caparica e Festas Gualterianas de Guimarães são alguns casos de sucesso, de acordo com a empresa.

A segunda iniciativa consiste em realizar acções de sensibilização junto de mais de 26 mil estabelecimentos comerciais. Designada Comércio a Reciclar, visa informar sobre as vantagens de reciclar as embalagens usadas e ajudar a encontrar as melhores soluções para que não existam impedimentos à sua participação. Neste âmbito, será entregue um kit pedagógico com o código da reciclagem.

Destaque também para a EcoValor, acção dedicada à promoção da educação ambiental em instituições de ensino. Neste caso, a EGF pretende distinguir os bons comportamentos com um prémio monetário: por cada saco de embalagens de plástico metal e pacotes de bebidas entregue, as escolas receberão 50 cêntimos. As melhores escolas de cada município receberão um prémio extra.

Por fim, surge a Recycle Bingo, iniciativa que parte das novas tecnologias para apresentar uma aplicação móvel. Disponível na AppStore e no GooglePlay, também premeia o bom comportamento do cidadão, mas com base no número de vezes em que este vai entregar embalagens no seu ecoponto habitual. Recorrendo à geolocalização do smartphone, a app sabe quando estamos perto de um ecoponto.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão