Boeing é a marca aeroespacial mais valiosa do mundo pelo 10º ano consecutivo. Saab e Rolls-Royce com crescimento recorde

A Boeing manteve a posição como a marca aeroespacial e de defesa mais valiosa do mundo pelo décimo ano consecutivo, de acordo com o último relatório da Brand Finance, a consultora líder mundial em avaliação de marcas.

O valor da marca Boeing aumentou 12% em termos homólogos, para 18,2 mil milhões de dólares, apoiado pela recuperação global da aviação comercial e pelo forte desempenho nas suas divisões de defesa e de espaço.

A Saab é a marca que mais cresce no ranking, com uma subida de 59%, para 1,4 mil milhões de dólares. À medida que as nações europeias aumentam os orçamentos de defesa em resposta às crescentes preocupações com a segurança, a capacidade de produção, a fiabilidade e a liderança tecnológica da Saab tornaram-na um fornecedor estratégico essencial. A marca sueca anunciou também planos para abrir uma unidade de fabrico na Ucrânia, como parte de uma parceria regional de segurança.

A Rolls-Royce registou o crescimento mais rápido do valor da marca entre as dez principais marcas, com um aumento de 44%, para 4,5 mil milhões de dólares. O seu forte desempenho reflete a crescente procura de motores comerciais, o progresso na aviação sustentável e projetos de inovação ambiciosos, incluindo um reator nuclear para uso lunar.

As 25 marcas mais valiosas do setor aeroespacial e de defesa registaram um aumento geral de 10% no valor total da marca em 2025, impulsionado pelo aumento das tensões geopolíticas, pelo investimento renovado em viagens aéreas e pela rápida expansão do setor espacial comercial.

As grandes empresas de defesa beneficiaram de programas nacionais de rearmamento multibilionários, enquanto os fabricantes de aviação viram a procura recuperar à medida que o tráfego de passageiros regressou aos níveis pré-pandémicos.

A SpaceX é a marca mais forte do setor, obtendo uma pontuação BSI de 90,1 em 100 e uma classificação de elite AAA+. Com mais de 130 lançamentos em 2024, colaborações significativas com a NASA e alta visibilidade para o seu programa Starship, a SpaceX continua a moldar o futuro da exploração espacial e das infraestruturas de defesa.

Savio D’Souza, Senior Director da Brand Finance, comentou: “O setor Aeroespacial e da Defesa está a sofrer uma profunda transformação. A renovada urgência geopolítica, o crescente investimento na aviação limpa e uma nova era de exploração espacial comercial estão a remodelar o valor da marca. Neste ambiente de alto risco, as marcas fortes estão a tornar-se sinónimo de segurança nacional, inovação e resiliência económica.”

 

Artigos relacionados