Big Mac já não é um exclusivo da McDonald’s

A marca Big Mac já não é de uso exclusivo da McDonald’s, pelo menos no continente europeu. A cadeia de restauração perdeu esse direito após uma batalha judicial com a irlandesa Supermac, que acusava a McDonald’s de ter aproveitado as semelhanças entre as palavras Big Mac e Supermac para impedir a expansão da rival.

Desde 1996 que Big Mac era uma marca registada da McDonald’s mas os reguladores europeus afirmam que a cadeia não comprovou o uso genuíno da marca nos cinco anos anteriores ao início do processo. A decisão dos tribunais ainda pode ser recorrida mas, para já, Big Mac já não é sinónimo somente de McDonald’s: qualquer empresa pode usar esta designação dentro da União Europeia.

Em declarações à Reuters, Pat McDonagh, fundador da Supermac, adianta que a companhia está encantada com a revogação dos direitos exclusivos da McDonald’s. «Esta é uma grande vitória para os negócios em geral e impede empresas maiores de fazerem bullying com o registo de marcas (trademark) ao não permitir que acumulem trademakrs sem que as usem de facto», indica o responsável.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado