Bic lança esferográfica para mulheres e… a discórdia

A Bic lançou recentemente nos EUA a Bic for Her, uma gama de esferográficas pensada para mulheres, que se apresenta com formas finas, que a marca pretende que se adaptem às mãos femininas, e com um design semelhante ao de um diamante o que, segundo a marca, lhe confere “um estilo único e feminino”. A proposta está, no entanto, a gerar várias críticas e comentários irónicos nas redes sociais, com destaque para o Twitter e para as páginas de comentários da Amazon. Estas plataformas transformaram-se, entretanto, num palco de ridicularização por parte dos consumidores, que recriminam a decisão da marca em lançar uma esferográfica para mulheres. Como se não bastasse, os argumentos de apresentação do produto, avançados pela BIC, foram tão mal recebidos quanto o produto em si.

Veja-se o exemplo de um dos comentários, que marca o tom de tantos outros: “Este é um produto impressionante, que rompe moldes. De qualquer forma, fica uma rápida advertência para as senhoras (e para os senhores que a quiserem experimentar). Redobrem a precaução quando utilizarem uma das novas Bic for Her. Correm rumores de que a tinta intensifica o seu fluxo uma vez por mês e pode deixar manchas. De nada”.

Ou outro, também irónico: “Como se tudo o que fosse bom já não tivesse sido retirado aos homens, a Bic decide aparecer e ajudar, encorajando as mulheres a aprender a escrever, como os seus homólogos masculinos. QUE RAIO, Bic?”

A Bic tem, entretanto, optado pelo silêncio, como destacou há dias a Advertising Age. “Apesar de o assunto continuar a fazer ruído há várias semanas, a marca ainda não avançou com a previsão de tornar sua a designação @BicforHer no Twitter, onde foi já criada uma conta falsa, nem adquiriu o URL www.bicforher.com, o que lhe teria custado 12,99 dólares. Um blogue no Tumblr está a recolher as críticas e os comentários mais divertidos. Na semana passada foi lançado um anúncio no YouTube, que está a recolher comentários depreciativos a um bom ritmo. E, no meio de tudo isto, a Bic permanece em silêncio”, reforça a mesma publicação.

O anúncio da Bic for Her já não está no YouTube, o que poderia ser interpretado como algum tipo de reacção da fabricante. Mais uma, no meio das que têm contribuído para a lista de situações de conflito entre marcas e consumidores nas redes sociais.

E mais uma “acha” na fogueira do medo dos empresários americanos. De facto, 27% dos executivos que trabalham em empresas de produtos industriais e de consumo, cuidados de saúde, tecnologia, media e telecomunicações afirmou encarar as redes sociais como um risco. Recorde a notícia da Marketeer.

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