A celebrar o seu 90.º aniversário, a Bensaude Hotels reflecte sobre um passado com influência directa no desenvolvimento da actividade turística nos Açores, sem deixar de olhar para o futuro.
Há nove décadas, nascia nos Açores o Terra Nostra Garden Hotel, a primeira aposta do Grupo Bensaude no Turismo. Considerada ainda hoje um marco histórico, a construção desta unidade hoteleira com localização privilegiada viria a moldar a evolução do sector em toda a região, abrindo caminho para o reconhecimento dos Açores como um destino turístico emergente.
Inserida num dos mais belos e antigos parques botânicos do mundo – o Parque Terra Nostra –, esta unidade hoteleira destacou-se, logo na génese, como um refúgio singular, uma combinação única de elegância e exuberância. Aninhada no vale das Furnas, beneficia de uma envolvência natural ímpar, onde a actividade vulcânica se manifesta em nascentes termais e paisagens verdejantes. Com as suas propriedades terapêuticas, o icónico tanque de água termal oferece uma experiência distintiva e relaxante aos hóspedes. A sua envolvente convida à exploração dos jardins e dos lagos serenos.
Com quase um século, a história do Terra Nostra Garden Hotel reflecte, ainda hoje, o compromisso do Grupo Bensaude Hotels com a hospitalidade genuína e com a valorização das raízes açorianas. Actualmente, o grupo conta com um total de 10 unidades hoteleiras, nove das quais nos Açores, e um total de 1244 quartos. De São Miguel à Terceira, passando pelo Faial e por Lisboa, todas se destacam pela atenção ao detalhe, pela qualidade do serviço e pelo esforço dedicado a proporcionar experiências sofisticadas a todos os que as visitam.
«Ao longo dos anos, a Bensaude Hotels, através da sua visão, pioneirismo, capacidade de concretização e liderança, tem conseguido dar contributos muito relevantes para o desenvolvimento turístico do Açores, que se quer sustentável e equilibrado, e para o reconhecimento da Hospitalidade Açoriana como factor central na experiência dos viajantes», afirma Jorge Aguiar, administrador executivo da Bensaude Turismo.
GUARDIÃ DA HOSPITALIDADE AÇORIANA
A história de 90 anos do Grupo Bensaude no sector do Turismo está recheada de momentos relevantes que contribuíram para o desenvolvimento do grupo e da região. Trinta anos depois da abertura do Terra Nostra Garden Hotel, em 1965, a Casa Bensaude, como era então designado o grupo, abriu o Hotel São Pedro, em Ponta Delgada.
Seguiram-se, já na década de 90, as aquisições do Hotel Avenida e Hotel Açores Atlântico. No virar do século, entre os anos de 2000 e 2005, o grupo concretizou um ambicioso projecto de expansão com a construção e abertura do São Miguel Park Hotel, Terceira Mar Hotel, Hotel do Canal, Hotel Marina Atlântico e Hotel Açores Lisboa, este último na capital portuguesa.
Mais recentemente, em 2024, a Bensaude Hotels adquiriu o Caloura Hotel Resort, situado na costa sul da ilha de São Miguel, e assumiu a exploração do Hotel do Caracol, em Angra do Heroísmo, uma unidade também classificada com 4 estrelas. Apesar de distintas, todas as unidades do Grupo Bensaude Hotels partilham o mesmo posicionamento: um profundo respeito pela cultura açoriana. Cada uma reflecte a diversidade natural e cultural das ilhas, partilhando ainda como denominador comum a autêntica “Azorean Hospitality”. Este conceito traduz-se num acolhimento genuíno, num serviço atencioso e na criação de experiências memoráveis para os visitantes.
Nesse sentido, ao longo da sua história, a Bensaude Hotels tem actuado como guardiã da herança açoriana. E se o balanço destes 90 anos é positivo naquilo que é a emergência e desenvolvimento de um sector absolutamente fundamental para os Açores, para os próximos 90 faz parte dos planos da marca continuar a inovar, a expandir e a apostar na excelência e sustentabilidade. «Estamos a reforçar a nossa liderança nos Açores, apostando em unidades que qualifiquem o destino e que aportem mais valor e não volume. Acreditamos que esta é a melhor via para os Açores», sublinha Jorge Aguiar. «A nível nacional, estamos muito atentos a oportunidades que possam surgir, em destinos em que possamos acrescentar valor e diferenciação, pois pretendemos ampliar a nossa presença no território continental», acrescenta.
90 ANOS COM REBRANDING
Para assinalar o marco histórico dos 90 anos de actividade, a Bensaude Hotels apostou recentemente num rebranding estratégico. Anteriormente designada Bensaude Hotels Collection, a marca evoluiu para Bensaude Hotels, com uma nova identidade visual, que espelha a simbiose perfeita entre a hospitalidade do arquipélago e uma visão contemporânea.
Este projecto de rebranding procura harmonizar a herança da marca com a sua ambição de crescimento num mercado em constante evolução. «A decisão surge como resposta à necessidade de modernizar a marca e alinhar a sua identidade com as expectativas do consumidor, sem perder os valores históricos do grupo. Este movimento estratégico procura posicionar a Bensaude Hotels como uma marca de hospitalidade com alma, que combina tradição com inovação, e que oferece experiências autênticas em destinos únicos», frisa Nuno Pavão Borges, director de Comunicação e Marketing do Grupo Bensaude.
A nova identidade é inspirada nas rotas marítimas que ligam os Açores ao continente português, à Europa e ao continente americano. É uma identidade inspirada por marés, capazes de criar proximidade e união entre as pessoas, culturas e territórios, com forte inspiração no oceano Atlântico e no seu movimento, como veículo de conexão e – muito importante – vasto caminho de expansão futura.
«Numa clara alusão ao oceano Atlântico, fonte de inspiração da identidade, optámos pelo azul-escuro como uma escolha estratégica, por ter significados muito coerentes com o posicionamento da empresa e valores comuns à marca Bensaude Hotels e ao próprio grupo: seriedade, qualidade, estabilidade e confiança», explica o responsável.
Do grafismo surge um ícone carismático e repleto de identidade: uma “estrela guia” repleta de movimento e dinamismo, elegante e harmoniosa, que aponta o caminho – tal como nas rotas marítimas. Este ícone está presente e dará também origem a todo o universo gráfico da marca.
Já o novo statement “Since 1935” reflecte a herança, a confiança e a solidez de uma marca com quase um século de história. Representa a continuidade de um legado familiar que valoriza a hospitalidade autêntica, o compromisso com a qualidade e o profundo enraizamento nos Açores e em Portugal.
UMA MARCA PREMIADA
A Bensaude Hotels tem sido reconhecida ao longo dos anos pela excelência do seu serviço, compromisso com a sustentabilidade e promoção do destino Açores. Entre as principais distinções, destacam-se os World Travel Awards, onde o Terra Nostra Garden Hotel foi várias vezes eleito “Portugal’s Leading Boutique Hotel”, categoria para a qual está novamente nomeado. O grupo tem sido igualmente reconhecido ao nível da experiência do cliente, em diversas unidades, nos TripAdvisor Travelers’ Choice Awards, reflexo directo da confiança e satisfação dos hóspedes. Em matéria de sustentabilidade, oito das 10 unidades do grupo foram galardoadas com o nível “Gold” da certificação Travelife.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.