Bens de grande consumo crescem em Portugal

Portugal é um dos países da Europa a apresentar maior crescimento de vendas em valor (3,2%) a nível de bens de grande consumo. Os preços também subiram 0,5%, face a uma deflação de 0,6% no período homólogo anterior, de acordo com dados do relatório “Growth Reporter” da Nielsen. O mesmo estudo indica ainda que Portugal registou um crescimento muito positivo (2,7%) no que diz respeito às vendas em volume, ficando acima da média europeia, que cresce apenas 0,3%.

Ana Paula Barbosa, Retailer Services director da Nielsen, considera que «estes números demonstram que Portugal está a sair de um cenário de deflação nos bens de grande consumo, sendo este um sinal positivo para quem opera neste sector de actividade».

A justificar os bons resultados está o crescimento das bebidas não alcoólicas (+4%), no acumulado do ano, e das bebidas alcoólicas (+3%). O relatório aponta ainda para uma subida de 4% nos congelados e de 3% nos produtos para higiene do lar. Os lacticínios, por outro lado, caíram 1%.

Relativamente às marcas de fabricante, verificou-se um aumento de 3% no acumulado do ano. Já as marcas de distribuição mantêm-se em queda (-1%) mas revelando sinais de recuperação, dado que no mesmo período do ano passado apresentavam uma queda de 3%.

Panorama europeu

Os bens de grande consumo registaram um aumento de 0,8% nos preços e de 0,3% no volume, a nível europeu. O “Growth Reporter” revela que a Europa tem apresentado este ano um crescimento mais reduzido face aos resultados alcançados no ano passado. Ana Paula Barbosa avança ainda que «dos 36 analisados, 17 apresentam crescimentos negativos em volume, demonstrando uma situação pouco positiva».

A Grécia e a Lituânia são os países onde se verificam quedas mais acentuadas (-8,7% e -7,3%, respectivamente).

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