Beber cerveja diretamente da garrafa pode ser prático e até parecer mais “cool”, mas está longe de ser a melhor forma de apreciar a bebida. No entanto, de acordo com a cronachedigusto, uma revista online de gastronomia e vinhos, essa prática “nunca” deve ser feita, pois torna a cerveja “menos palatável”.
“A cerveja nunca deve ser bebida diretamente da garrafa. É um hábito da moda entre os jovens, é ótimo, mas há um aspecto técnico que não deve ser subestimado”, alerta Lorenzo Dabove, especialista citado num artigo da cronachedigusto, referida pelo HuffPost.
Segundo Dabove, quando consumida da garrafa, a cerveja não liberta o dióxido de carbono de forma adequada, o que pode torná-la menos digerível. “A cerveja deve ser sempre bebida em copo, e a formação de espuma confirma a quantidade de dióxido de carbono eliminada e evitada quando ingerida”, explica.
Para além da digestão, há outras razões para optar por copo: permite uma melhor oxigenação da bebida, realçando os aromas, e ajuda a manter a temperatura ideal por mais tempo.