Batatas fritas Lay’s também podem entrar em receitas de chefs (e de todos os portugueses)

Cheesecake de caramelo com base de batata frita? Sim. Tacos, ou telhas, de batata frita com tártaro? Também. Ceviche com batatas fritas? Porque não. Todas são receitas reais que qualquer um de nós pode fazer em casa com meia dúzia de ingredientes e um pacote de Lay’s.

É precisamente esta a premissa da nova estratégia da marca de snacks para o território nacional, que toma vida com a ajuda das mãos cozinheiras de Rui Paula, Filipa Gomes e Chakall, que criaram nove pratos onde algumas das referências da insígnia se apresentam como protagonistas.

O desafio lançado aos chefs passou pela criação de receitas que qualquer pessoa consiga replicar sem dificuldade. Umas mais improváveis do que outras, a verdade é que provámos e aprovamos. No que toca ao sabor, nada a apontar. Quanto à preparação, não podemos atestar, já que nos ficámos pela observação, mas pelo que vimos até o aselha na cozinha poderá fazer duas ou três destas apostas sem que a casa vá abaixo.

«Além de desafiar o consumidor a acompanhar os seus pratos com Lay’s quisemos dar um passo mais à frente e integrar os produtos da marca nas receitas», diz Joana Pinto, directora de Marketing de snacks em Portugal, no evento de apresentação que teve lugar na Cozinha de Marvila, em Lisboa.

Em destaque estão assim as seguintes receitas:

Filipa Gomes – Tártaro de vitela em telha de batatas Lay’s e parmesão; Cordon Bleu com crosta de Lay’s Gourmet; e Lay’s com dip de caramelos e flor de sal ou chocolate e bacon crocante;

Rui Paula – Rosbife, puré de batata gourmet e brás de morcela; cheesecake de caramelo; e ceviche vegan;

Chakall – batatas fritas rancheiras; Hot Dog Lay’s para os mais pequenos; e crepe.

Uma estratégia a três eixos

Além da ajuda das conhecidas caras deste trio de chefs, a Lay’s aposta ainda na colaboração com influenciadores que chegam a diferentes públicos, tanto no online como offline. São eles Lourenço Ortigão, Andreia Rodrigues, João Manzarra e Joana Freitas e vão divulgar esta iniciativa nas suas páginas, escolher a receita que mais gostaram, reproduzindo-a, e incentivando os seus seguidores a fazer o mesmo.

Também o consumidor terá a sua quota parte de participação directa na activação ao poder votar nas receitas favoritas de cada chef. Mas não é tudo: através da plataforma digital da insígnia, e até ao final de Junho, os portugueses podem submeter a sua própria receita utilizando batatas fritas Lay’s. As três mais votadas recebem um showcooking de Chakall, com jantar incluído, durante o mês de Outubro.

Esta estratégia da marca chega para complementar o conceito “Pelos pequenos grandes momentos”, lançado em 2022, promovendo a conexão, a sociabilização, a partilha e os momentos espontâneos. Recentemente foi lançada uma campanha com o mesmo mote, cujo objectivo é demonstrar como os produtos Lay’s podem acrescentar valor às refeições quotidianas, transformando-as em “pequenos grandes momentos”.

Texto de Beatriz Caetano

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