Barnes & Noble lança e-reader que permite ler no escuro

nookA Barnes & Noble antecipou-se à Amazon e lançou o Nook Simple Touch with Glowlight, um leitor electrónico de e-books com uma luz integrada que permite ler em ambientes sem luz.

A Amazon já havia anunciado o lançamento de um Kindle com este tipo de tecnologia para facilitar a leitura, mas foi a Barnes & Noble a primeira empresa a surgir com esta solução no mercado. A cadeia norte-americana de livrarias demorou cerca de dois anos a desenvolver a tecnologia Glowlight, que permite ler e-books sem recurso a luz natural.

De acordo com o site especializado em tecnologia Cnet, a tecnologia Glowlight não se trata de uma “backlight” (ou “retroiluminação”), mas antes de uma nova forma de “frontlight”. A luz pode ser activada ou desactivada ao pressionar o botão Nook e o utilizador pode, inclusive, ajustar a intensidade da luz, segundo a mesma fonte.

«Foi muito difícil conseguir a iluminação certa para mostrar de modo uniforme o ecrã», disse William Lynch, CEO da Barnes & Noble, citado pelo Cnet. «Pensamos que as pessoas vão ficar muito contentes com esta inovação», acrescentou.

O Nook Simple Touch with Glowlight chega às lojas americanas no início de Maio com um custo de 139 dólares (aproximadamente 106,7 euros). De acordo com o site especializado em tecnologia Cnet, o dispositivo pesa cerca de 197 gramas, sendo ligeiramente mais leve que a versão anterior, que continua no mercado por 99 dólares. A bateria do aparelho tem, segundo a Barnes & Noble, uma autonomia de dois meses, tendo por referência 30 minutos de utilização diária e sem ligação à Internet, a qual é reduzida para um mês se o consumidor utilizar a luz integrada.

De acordo com o site especializado TechCrunch, a Amazon também está a trabalhar numa luz integrada para o seu e-book, o Kindle, tendo adquirido a empresa finlandesa Oy Modilis, com o propósito de desenvolver essa tecnologia.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva