Barbie mostra que as mulheres podem ser astronautas

Cinco décadas depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin terem chegado à Lua, ainda nenhuma mulher lhes seguiu as pisadas. Além disso, apenas 15% dos astronautas são do sexo feminino. A Barbie quer mudar estes números através de uma campanha que visa inspirar raparigas de todo o mundo a seguir uma carreira no Espaço – seja no papel de astronautas, seja no de engenheiras ou cientistas.

A campanha, sob o mote “You Can Be Anything”, tem como ponto de partida quatro meninas a quem foi dada a oportunidade de conhecer Samantha Cristoforetti, a única mulher astronauta activa na Europa. Para tornar a iniciativa possível, a marca juntou-se à Agência Espacial Europeia (ESA), que colabora também na realização de um conjunto de vídeos em que Samantha Cristoforetti responde a questões sobre o seu trabalho.

Segundo a Barbie, as raparigas precisam de mais referências nas diferentes áreas profissionais. “Porque imaginar que pode ser é apenas o início. Ver realmente que pode faz toda a diferença”, explica a marca.

Isabel Ferrer, directora de Marketing para o Mercado Europeu da Barbie, conta que a insígnia sempre lutou por este direito das meninas serem o que quiserem, disponibilizando um veículo (as bonecas) para interpretarem esses diferentes papéis. «Sabemos como é importante para as raparigas terem modelos a seguir e esta colaboração com a ESA ajuda-nos a levar essa missão a um outro nível», acrescenta a responsável.

Já Ersilia Vaudo-Scarpetta, Chief Diversity Officer da ESA, sublinha como são poucas as raparigas que sonham com profissões como estas: «Factores sociais e culturais, bem como a atitude das famílias nas quais as crianças se inserem, desempenham um papel importante na escolha das ciências e das profissões científicas. A Agência Espacial Europeia dedica-se fortemente a promover o interesse feminino nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e nas carreiras espaciais em particular, uma vez que precisamos de uma diversidade de talentos para imaginar e possibilitar o futuro no Espaço.»

A parceria entre a Barbie e a ESA surge integrada no projecto “Dream Gap”, cujo objectivo é igualar as oportunidades em todas as áreas da vida e estimular as raparigas a seguirem os seus sonhos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Airbus vai ter open day. Há 90 vagas para fábrica portuguesa
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift