Azeites e vinhos portugueses recebem apoios europeus

azeite_rsDois programas portugueses para a promoção de azeite e vinho vão receber um financiamento global superior a 1,6 milhões de euros, dos quais 851 mil euros provêm da União Europeia.

A Comissão Vitivinícula Regional Alentejana e a Casa do Azeite propuseram-se a divulgar os vinhos e os azeites portugueses na Alemanha, Reino Unido, Suécia e Polónia, tendo para isso recebido perto de 1,4 milhões de euros, dos quais 682 mil são oriundos da União Europeia.

O outro programa é da autoria da Associação das Empresas de Vinho do Porto e propõe a promoção dos vinhos nos mercado nacional. Para o efeito receberá mais de 280 mil euros, sendo 170 mil provenientes de Bruxelas.

Estes programas serão desenvolvidos ao longo de três anos e inserem-se numa medida da União Europeia que aprovou um total de 20 iniciativas de promoção de produtos agrícolas dentro e fora da Europa. O orçamento para este projecto cifra-se nos 46,5 milhões de euros, sendo que 50% deste valor é financiado pela União Europeia. Para 2020, o orçamento deverá aumentar para 200 milhões de euros.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo