Audiências da Liga dos Campeões ultrapassam pela primeira vez o SuperBowl

ligaSegundo um estudo da Initiative – futures sport+entertainment, pela primeira vez a final da SuperBowl em 2009 foi superada pela final da Liga dos Campeões, no que se refere a audiência.

Com um total de 206 milhões de telespectadores e uma audiência global média de 109 milhões, a final da Liga dos Campeões entre o Barcelona e o Manchester United registou mais 4% de telespectadores em média do que a final de 2008 entre Manchester United e Chelsea e mais 19% do que o jogo de 2007 entre o AC Milan e o Liverpool. A final do SuperBowl (2ª transmissão mais televisionada) registou uma audiência média global de 106 milhões de telespectadores, quase o dobro dos 54 milhões de telespectadores que em média acompanharam ao vivo a prova de Formula 1 que decorreu no Bahrain (que ocupa o 3º lugar deste top).

Este domingo, pelas 23h00 (em Portugal) realiza-se a final da SuperBowl, tradicionalmente um dos acontecimentos desportivos mais aguardados do ano. Na véspera deste evento, a Initiative vai apresentar um estudo que além destes dados revela que analisando a crescente popularidade global, tanto da Liga dos Campeões como do Campeonato Mundial de Futebol, é possível que as finais destas duas competições possam ser os eventos mais vistos a nível global em cada ano, na próxima década.

Em Portugal, estes eventos globais tiveram diferentes impactos. Dos três eventos, a Super Bowl, transmitida pela SportTv1 em canal fechado, foi o que registou menor audiência média e total: 16 mil e 98 mil telespectadores respectivamente. O Grande Prémio de F1 do Bahrain, transmitido pela SportTV2, teve uma audiência média de 38 mil telespectadores e total de 118 mil, significando que os telespectadores assistiram em média a menos de um terço da prova. Do top 3 de programas desportivos mais vistos mundialmente, a final da Liga dos Campeões registou entre nós a maior audiência média (perto de 1 milhão e meio de telespectadores) e total (3.8 milhões) reflectindo não só a supremacia do futebol entre os portugueses, mas também o facto de ter sido transmitido em canal aberto pela RTP1.

O Futebol continua a garantir audiências entre os portugueses, ocupando 7 posições entre os 10 programas mais vistos em 2009.

Os dados deste estudo reflectem apenas o visionamento dentro de casa, uma vez que os audímetros não permitem, por agora, medir o visionamento fora de casa. Esta situação subvaloriza em particular as audiências das transmissões da Sport TV, com acesso pago e que reúnem telespectadores, não captados pelos audímetros, em locais públicos como cafés ou restaurantes.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Acompanha aqui o lançamento oficial do Sapo Prime, uma nova forma de comprar conteúdos jornalísticos
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado