Texto de Isabel Martins, Assessora de Comunicação, Diretora Geral na Essência-Comunicação Completa
Vivemos numa aldeia global, onde as formas de comunicar se multiplicam e a informação flui de forma quase incontrolável. Mas será que todas as ferramentas de comunicação têm o mesmo peso e impacto?
No universo das marcas e organizações, comunicar não é um jogo de sorte ou uma tentativa aleatória de captar atenção. Requer uma estratégia bem delineada, onde cada ferramenta tem o seu papel específico no alcance dos objetivos de notoriedade. Entre todas, considero a Assessoria de Imprensa como a verdadeira âncora da comunicação. Qualquer indivíduo pode partilhar opiniões e ideias no digital, a democratização da comunicação trouxe liberdade, mas também um enorme desafio: a credibilidade. Como distinguir a informação verdadeira da falsa? Os factos da propaganda?
É inegável que as plataformas digitais são fundamentais na comunicação. Permitem uma ligação direta e instantânea com os públicos-alvo, sejam clientes, colaboradores ou parceiros. Contudo, há algo que não podemos ignorar: nesses canais, é sempre o próprio a dizer bem de si. Por mais bem construída que seja, esta comunicação parte de uma perspetiva unilateral, naturalmente parcial.
A Assessoria de Imprensa é a ponte que liga uma marca ou organização aos órgãos de comunicação social e é precisamente nesse relacionamento com os jornalistas, baseado em profissionalismo e respeito, que reside o seu valor único.
Quando uma notícia sobre uma organização é publicada num meio de comunicação respeitado, ganha automaticamente um peso que nenhuma rede social ou campanha digital pode igualar. Porquê? Porque a mensagem passa por um crivo independente, sendo validada e amplificada por um canal que o público reconhece como confiável.
Além disso, na gestão de crises, a assessoria de imprensa torna-se um recurso indispensável. É ela que centraliza as mensagens-chave, reduz ruídos e ajuda a conter danos reputacionais. Em momentos de turbulência, a credibilidade é o bem mais precioso de qualquer organização.
Uma notícia positiva publicada num jornal, revista ou outro meio de comunicação pode ser replicada em múltiplas plataformas, alcançando públicos que talvez nunca seriam atingidos de outra forma. A assessoria de Imprensa não só amplia a mensagem como a legitima.
Hoje, todos temos acesso a canais de comunicação. Todos podemos opinar. Todos temos voz. Mas, se todos comunicam, como se destacam as organizações que querem ser ouvidas? A resposta está na construção de uma estratégia sólida onde a assessoria de imprensa ocupa um lugar central. Afinal, comunicar não é apenas dizer. É ser ouvido, compreendido e, acima de tudo, acreditado. A Assessoria de Imprensa é por isso para mim, a âncora de uma estratégia de comunicação que pretende gerar resultados.