«As crianças começam a utilizar a tecnologia cada vez mais cedo»

primeira_2A Samsung lançou o Tab 3 Kids, uma tablet concebido especialmente para crianças que vem dotado de ferramentas educacionais. O equipamento traz uma importante aplicação de controlo parental e várias aplicações didáticas em português. No âmbito deste lançamento a Marketeer entrevistou (por email) Pankaj Parshotam, responsável de Marketing da Área de Telecomunicações.

Marketeer: A Samsung lançou um tablet especificamente para crianças? Porquê?

segunda_2Pankaj Parshotam: Ao longo dos anos, a Samsung tem primado pela inovação e pela variedade de produtos que oferece aos consumidores. Temos como missão a constante procura de novos mercados que se traduzem em novas oportunidades de desenvolver o negócio. O Samsung Galaxy Tab 3 Kids nasceu da necessidade de criar um produto educacional de qualidade dedicado aos mais pequenos, uma vez que as crianças começam a utilizar a tecnologia cada vez mais cedo. O Galaxy Tab 3 Kids vem colmatar esta lacuna e oferecer um tablet Android com um interface intuitivo, divertido e fácil de utilizar, potenciando uma experiência recheada de conteúdos interactivos e educacionais, em português, a todas as crianças.

Marketeer: Havendo, como se sabe, uma grande apetência das crianças em relação a tudo o que é digital, porque é que só agora a Samsung decidiu apostar neste target?

Pankaj Parshotam: Entendemos que nesta altura o mercado já atingiu um nível de maturidade suficiente para permitir a expansão para novos nichos de mercado.

Marketeer: Que outros produtos poderão estar na calha para serem lançados especificamente para crianças?

Pankaj Parshotam: Até ao momento, não temos planos agendados para novos lançamentos, mas é de esperar novidades para 2014.

Marketeer: Quais as principais diferenças deste produto face aos outros produtos existentes no mercado também direccionados às crianças?

Pankaj Parshotam: O principal objectivo da Samsung foi criar um tablet com conteúdos educacionais e pedagógicos, tendo sempre presente as questões de contolo parental que podem ser configuradas pelos pais. O Galaxy Tab3 Kids oferece um interface fácil e intuitivo com aplicações grandes e coloridas para captar a atenção dos mais pequenos. Criámos a mascote SAM, que vem acompanhado de várias personagens infantis que podem ser alternados para uma maior diversão.

O Tab3 Kids conta ainda com conteúdos exclusivos e em português, como a aplicação do Panda que permite jogar, pintar e assistir aos episódios da personagem infantil mais famosa do país, a aplicação Science4you que oferece, gratuitamente, eBooks sobre reino animal e natureza e ainda alguns dos mais famosos contos infantis, como a Alíce no País das Maravilhas, Bela Adormecida, Cinderela, entre muitos outros.

De salientar, as importantes funções de Controlo Parental e de Time Management que vêm trazer mais tranquilidade aos pais e segurança aos filhos, enquanto estes utilizam o Tab3 Kids. Adicionalmente, os pais podem também usufruir do universo Android através do Tab3 Kids, passando do modo Kids para o modo normal padrão já habitual no Galaxy Tab3 7.0.

Marketeer: Em que consiste a aplicação de controle parental e qual o motivo para ter sido incluída no tablet?

Pankaj Parshotam: O Controlo Parental é uma aplicação que possibilita aos pais proteger os seus filhos de conteúdos que possam ser inadequados. Através desta funcionalidade os pais podem gerir as aplicações que gostariam de colocar no modo Kids, protegendo assim as crianças de conteúdos que possam ser inadequados, apresentando apenas os conteúdos mais relevantes.

Marketeer: Qual a importância da função Time Management?

Pankaj Parshotam: A função Time Management permite que os pais definam o limite de tempo que as crianças podem usufruir do Galaxy Tab3 Kids. Quando o tempo de utilização chega ao fim, o ecrã do tablet é bloqueado e protegido por uma password definida pelos pais. Só após a introdução da password é que o Galaxy Tab3 Kids desbloqueia. Esta função vai ajudar os pais a assegurar que o tempo que as crianças passam no Galaxy Tab3 Kids é adequado.

Marketeer: Aprendendo as crianças a mexer tão rapidamente em tecnologia, não será expectável que rapidamente consigam contornar as questões do Time Management e do Controle Parental?

Pankaj Parshotam: O controlo parental possui uma password de protecção. Quando a criança tentar aceder as definições do controlo parental irá aparecer um ecrã a solicitar a introdução da password para desbloquear o equipamento, que não será fácil de contornar

Marketeer: E quais as principais diferenças em relação aos tablets existentes para adultos?

Pankaj Parshotam: A principal diferença é que o Galaxy Tab3 Kids vem incorporado com um interface desenhado exclusivamente a pensar nas crianças. Com um sistema Touch Screen muito simples e funcional, através de ícones grandes e coloridos as crianças podem interagir com as aplicações exclusivas e em português.

Marketeer: Sendo este um produto dirigido a crianças, tem algumas ferramentas que lhes são dirigidas? Quais?

Pankaj Parshotam: Para além de todo o software pensado exclusivamente para as crianças, está ainda disponível para o Galaxy Tab3 Kids um Suporte Infantil que tem duas posições possíveis e vem ainda incorporado com uma C-Pen que permite aos mais pequenos fazerem os mais divertidos desenhos sem deixarem assim marcas noutros objectos.

Marketeer: Qual o público-alvo a que se destina este tablet?

Pankaj Parshotam: O Galaxy Tab3 Kids foi desenvolvido a pensar nas crianças entre os três e os sete anos. No entanto, como possui um modo Android semelhante aos restantes tablets da Samsung, pode ser utilizado não só pelos mais pequenos como também pelos adultos.

Texto de Maria João Lima

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo