As 108 “Escolhas do Consumidor” de 2013
Staples, Optimus, TAP, Peugeot, Crioestaminal, Colgate ou Optimus Alive foram algumas das Escolhas do Consumidor este ano, naquela que é a sua segunda edição. A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor premeou 108 categorias, tornando-se o projecto com maior abrangência de escolhas em Portugal depois de ter envolvido 40.712 consumidores que avaliaram 441 marcas em várias categorias. A grande novidade de 2013 é a avaliação efectuada em novas categorias como hospitais privados e restaurantes e o início do processo de internacionalização.
O projecto diferencia-se por ter em conta a opinião do consumidor, encontrando anualmente os atributos que este mais privilegia em cada categoria e que depois são avaliados em teste real comparando a performance dos principais players de cada categoria.
A metodologia é completamente focada no consumidor e assenta em duas fases. Num primeiro momento, os consumidores pronunciam-se, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas; posteriormente, de acordo com os resultados da pré-avaliação, são definidas e aplicadas as metodologias de avaliação mais apropriadas.