Arte inspirada em comida? Sim e feita por artistas nacionais

A plataforma internacional de entrega de refeições ao domicílio Takeaway vai apresentar uma exposição de arte inspirada nisso mesmo: food delivery. A inauguração de “Art & Delivery” está marcada para o próximo sábado, dia 27, e vai contar com as obras de sete artistas nacionais.

A ilustradora Joana Rosa, a arquitecta Joana Mendão, o ceramista João Valente, o estudante de Belas Artes Rafael Amadeu, o artista urbano Smile Artist, o designer Tiago Catarino e o designer gráfico Wandson Lisboa escolheram um tipo de comida disponível para encomenda na Takeaway e representaram-na ao seu estilo. As gastronomias mexicana, japonesa ou italiana não faltam e muito menos a portuguesa, representada através da francesinha.

O ponto de partida para esta iniciativa foi um estudo realizado pela plataforma, que quis perceber de que forma a relação dos portugueses com a comida se manifesta no dia-a-dia. As conclusões mostram que, durante o dia, chegam a pensar entre duas e cinco vezes (75,6%) em comida – apenas a família e o trabalho é que se sobrepõem a este tema – e mais de metade dos inquiridos (54,7%) já deu por si a sonhar acordado com comida em momentos que os próprios consideraram inapropriados, com “inspiração” para a fome a vir dos sítios mais inesperados, como a natureza (89,1%), as nuvens (81,4%) ou obras de arte (72%).

Através de sete linguagens artísticas distintas, em que a pintura, a arte mural, a cerâmica e a escultura em LEGO reflectem a interpretação dos artistas sobre o papel da comida no dia-a-dia, a exposição “Art & Delivery” decorre até 29 de Novembro, no Palacete Gomes Freire, em Lisboa.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...