Arquitectura portuguesa na Bienal de São Paulo

niemeyerO projecto do Hospital de Sousa Martins, na Guarda e o projecto de requalificação do Estaleiro do Ouro, no Porto vão estar presentes na 9.ª Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo, Brasil, entre 2 de Novembro e 4 de Dezembro.

Entre 251 projectos inscritos sob o tema “Arquitectura e Cidadania”, o Comité Internacional de Selecção para a Exposição Geral de Projectos da 9.ª Bienal escolheu 140, entre os quais estes dois da autoria de arquitectos portugueses.

O projecto de requalificação do Estaleiro do Ouro é da autoria da dupla de arquitectos Tiago Vidal/Isabel Carvalho, que, em 2007, decidiram participar num concurso de ideias e saíram vencedores, com o desenho de criar “um órgão de marés” naquela zona ribeirinha do Porto, refere o Jornal de Notícias. Já o projecto de remodelação/ampliação do Hospital da Guarda, da autoria dos arquitectos Ilídio e Sara Pelicano do gabinete de arquitectura Aripa -Ilídio Pelicano, Arquitectos, venceu um concurso de concepção, em 2008, e a obra encontra-se “em fase final de acabamentos”.

Ilídio Pelicano explicou à Marketeer que a decisão de participar na Bienal se prende com a procura de novos mercados para a Aripa – que inscreveu dois trabalhos tendo sido escolhido para participar com apresentação em suporte físico do Hospital na Guarda. Nos planos de Ilídio Pelicano está a abertura de um gabinete de arquitectura em São Paulo, o que deverá acontecer nos próximos seis meses, contando com o auxílio de partners locais que conheçam o mercado em profundidade. «Temos algumas valências para levar para o Brasil”, garante o arquitecto que abriu o seu gabinete há 32 anos. Na opinião deste profissional «se não tivermos estas iniciativas os jovens arquitectos que nós formámos vão abandonar-nos!», garante.

A 9.ª Bienal Internacional de Arquitectura de São Paulo realiza-se no edifício da Oca, no parque de Ibirapuera, da autoria do arquitecto Óscar Niemeyer.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Esta ferramenta promete vir revolucionar a Segurança e Saúde no Trabalho
Automonitor
Está grávida? Veja o que deve (e não deve) fazer se for conduzir