Apple emagrece iPhone e amplia ecrã

A Apple apresentou ontem o iPhone 5, o smartphone mais fino e leve que a marca já fabricou. O novo modelo apresenta também a principal alteração de design da gama iPhone, ao ser equipado com um ecrã Retina de quatro polegadas, maior do que o dos seus antecessores. Chega ao mercado português no próximo dia 28 pela mão das operadoras Vodafone, TMN e Optimus.

O novo modelo está a ser comunicado pela Apple como “a melhor coisa que aconteceu ao iPhone desde o iPhone”. Surge equipado com o sistema operativo iOS 6, que oferece cerca de 200 novas funcionalidades, incluindo a nova aplicação Maps (com cartografia criada pela Apple e navegação detalhada curva-a-curva), integração do Facebook, organização via Passbook e mais funcionalidades e idiomas para o sistema de controlo por voz Siri, informa a Apple em nota de imprensa.

O iPhone 5 está também munido com o novo processador A6, que permite, segundo a Apple, até o dobro da capacidade de processamento e do desempenho gráfico, e suporta ligações móveis 4G. Com uma estrutura em alumínio anodizado, é cerca de 18% mais fino e 20% mais leve que o seu antecessor, o iPhone 4S.

Uma das novidades mais relevantes que Tim Cook, CEO da Apple, e Phil Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing, apresentaram ontem na conferência que decorreu em São Francisco, Estados Unidos, prende-se com o facto de o novo smartphone da marca constituir a primeira grande alteração estética desde o primeiro iPhone. Com efeito, o iPhone 5 herda o ecrã Retina que a Apple estreou com o 4S, mantendo inclusive os 326 pixéis por polegada, mas tem-no em maiores dimensões (quatro polegadas, contra as 3,5 polegadas dos modelos anteriores). O ecrã ampliado permite agora que sejam apresentadas 20 aplicações, para além das quatro que permanecem fixas no menu de fundo.

O iPhone 5 está ainda equipado com uma câmara iSight de 8 megapixéis, que traz novas funcionalidades de vídeo como maior nível de estabilização, detecção de rostos em vídeo (até 10 rostos) ou a possibilidade de poder tirar fotografias enquanto o utilizador filma uma cena.

Com o novo modelo, a Apple abandonou a porta de ligação (que era igual à do iPad e iPod), que é agora substituida pelo conector Lightning, o qual a empresa diz ser mais resistente que o cabo anterior.

O iPhone 5 será lançado nos Estados Unidos a 21 de Setembro, estando disponível para pré-encomenda já a partir do próximo dia 14. No próximo dia 28 chega a diversos mercados europeus, incluindo o português. Os preços estarão disponíveis aquando do lançamento.

Porém, o iPhone não foi o único produto da marca a ser alvo de remodelação. Os iPod Nano têm agora um novo modelo com ecrã sensível a toque e gestos e o iPod Touch torna-se ainda mais próximo do iPhone, com um ecrã Retina, uma câmara de cinco megapixéis e a inclusão da ferramenta Siri. Ao contrário do que alguns meios de comunicação internacionais vinham a especular há alguns meses, a empresa da maçã não revelou um iPad de menores dimensões.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo