Apple e Disney lançam serviço de filmes

disney_apple_2A Walt Disney, em parceria com a Apple, lançou ontem um serviço de filmes na nuvem que irá permitir assistir a filmes nos dispositivos da empresa da maçã, como o iPhone ou o iPad.

O serviço designa-se “Disney Movies Anywhere” e deverá agregar cerca de 420 títulos cinematográficos da Disney e das subsidiárias Marvel e Pixar. Numa primeira fase, será disponibilizado apenas nos Estados Unidos da América.

De acordo com o Financial Times, o serviço surge numa altura em que vários estúdios cinematográficos rivais da Disney assinam o Ultra Violet, um sistema aberto baseado na tecnologia cloud para o stream e download de conteúdos de entretenimento. Contudo, a Disney e a Apple recusaram juntar-se ao Ultra Violet, preferindo desenvolver um sistema limitado à loja e aos produtos da tecnológica norte-americana. Desta forma, os subscritores do serviço poderão adquirir os filmes através do iTunes.

Desde 2008, os DVDs comercializados pela Disney são acompanhados de um código único. Por isso, os utilizadores que tenham adquirido este tipo de DVDs poderão ainda usar estes códigos para assistir gratuitamente aos respectivos filmes no iPad, iPhone ou através da Apple TV.

O serviço “Disney Movies Anywhere” «reforça o compromisso da Disney em encontrar-se com os seus consumidores onde quer que estes estejam e com os conteúdos que eles desejam», afirma Alan Bergman, presidente da Walt Disney Studios.

O projecto reforça ainda a relação comercial entre as duas companhias, que dura há mais de uma década. A Disney foi o primeiro estúdio de Hollywood a tornar os seus programas televisivos e filmes disponíveis para download no iTunes. Em 2006, Steve Jobs, co-fundador da Apple, vendeu o estúdio de animação digital Pixar (que tinha adquirido em 1986) à Disney por 7,4 mil milhões de dólares (cerca de 5,4 mil milhões de euros, ao câmbio actual). Para além disso, Jobs foi membro do conselho de administração e conselheiro tecnológico da Disney.

 

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)