Apple condenada a pagar 13 mil milhões de euros

A Comissão Europeia determinou que as regras fiscais praticadas na Irlanda relativamente à Apple representavam uma vantagem para a empresa norte-americana face às restantes. Como resultado, a Apple foi condenada a pagar 13 mil milhões de euros, valor equivalente ao que a tecnológica deve em impostos e ao qual deverão ser adicionados juros. Trata-se de um valor recorde no que respeita a multas fiscais, de acordo com a Bloomberg.

Margrethe Vestager, a comissária europeia que tem dado voz pela luta contra a Apple, explica que a Irlanda permitiu que a Apple pagasse uma taxa corporativa de apenas 1% nos seus lucros europeus, tendo baixado ainda mais a taxa para 0,005% em 2014. Por seu turno, Michael Noonan, ministro das Finanças irlandês, garante que o sistema de impostos da Irlanda tem por base a aplicação rígida da lei, afirmando discordar da decisão da comissão, segundo declarações reportadas pela mesma agência noticiosa.

A decisão tomada pela Comissão Europeia ainda não é final, pelo que o valor decidido pode mudar. Tanto para cima como para baixo.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O fascínio por impossíveis
Automonitor
Via Verde Estacionar chega à Maia