App dos transportes de Lisboa em fase piloto

O programa piloto da aplicação móvel dos transportes públicos de Lisboa deveria ter arrancado há cerca de dois anos, mas só agora terá início. A app está, neste momento, a ser testada a nível interno, não existindo previsão para a data de lançamento oficial e alargado ao público em geral.

Questionada pela Marketeer sobre a demora no arranque do projecto, a Otllis – uma das entidades responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação – explica que “foram necessárias algumas adaptações aos sistemas dos operadores de transportes que em alguns casos não estavam aptos para suportar o uso desta tecnologia”. Este processo resultou num atraso na implementação do programa piloto.

Além disso, a Otlis refere também a “reestruturação de todo o sistema central de bilhética dos transportes de Lisboa, que acabou por ser prioritária de desenvolver”.

A aplicação, designada Viva Mobile, é fruto de um trabalho de colaboração entre a Otlis, Ace e Link Consulting, contando ainda com a Samsung como parceira. Em teoria, permite incorporar cartões Viva Viagem em smartphones Android, eliminando a necessidade de um cartão físico. Desta forma, é possível viajar de autocarro ou metro, por exemplo, apenas com o telemóvel.

A parceria com a Samsung envolve, ainda, a utilização do Viva Mobile nos relógios Gear S3 da marca, um exclusivo no campo dos smartwatches.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Mercer: Power to the people
Automonitor
Primeiras imagens oficiais do novo VW Golf