APICCAPS distingue calçado português na Alemanha

Buggy_2Foram sete as marcas portuguesas de calçado distinguidas ontem na 11ª edição dos GAPI – Prémios Inovação Design. Pelo segundo ano consecutivo, a cerimónia de entrega dos prémios teve lugar na GDS, uma das principais feiras internacionais do sector, que termina hoje em Dusseldorf, na Alemanha.

Esta é uma iniciativa conjunta do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), da APICCAPS (Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos) e do CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) que visa sensibilizar a indústria nacional para a necessidade de registo e protecção da marca própria, bem como incentivar a internacionalização -daí a opção de realizar a cerimónia de entrega dos prémios (100% nacionais) na feira alemã.

Lemon Jelly e Hugo Costa (ambos na categoria “Revelação”), Ana Amorim (“Jovem Talento”), Profession Botier (“Colecção Prestígio”), Guava (“Melhor Colecção Senhora”), Centenário (“Melhor Colecção Homem”) e Bo-Bell (“Melhor Colecção Criança”) foram as marcas e designers distinguidos nas seis categorias a concurso, de um total de 41 candidaturas. As inscrições foram abertas a todas as empresas nacionais presentes na GDS com stand próprio e colecção própria.

Ao contrário do previsto, a categoria “Revelação” acabou por ter dois vencedores na edição deste ano. «Foi onde tivemos mais dificuldade em escolher um vencedor, porque realmente vêem-se os frutos de um tecido regenerado nesta industria. As propostas foram imensas, todas com atributos muito próprios e todas meritórias de serem premiadas», disse à Markeeer Catarina Fernandes, secretária do júri dos prémios, em representação do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

A Lemon Jelly, marca detida pela Procalçado foi distinguida por ser «a única marca portuguesa que alia o calçado injectado à componente de moda. A Procalçado toda a sua vida trabalhou os componentes para calçado [nomeadamente solas] e inteligentemente reinventou o seu know-how para criar um produto de moda», sublinha Catarina Fernandes. A marca apresentou ontem oficialmente a sua primeira colecção na loja Gardeni, em Lisboa, no âmbito da Vogue Fashion Night Out. As vendas vão arrancar em 80 lojas multimarca espalhadas por todo o País, adiantou à Marketeer José Pinto, fundador da Lemon Jelly.

Já o jovem Hugo Costa destaca-se por «conseguir fazer simultaneamente uma abordagem aos segmentos desportivo e de luxo», refere a responsável.

Daniel Almeida, em Dusseldorf

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