APECOM mostra-se mais inclusiva com nova imagem

A APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação e Relações Públicas tem uma nova imagem. Ciente de que o sector que representa está a passar por uma fase de transformação, com novas disciplinas, novos paradigmas e empresas, a associação considerou estar na altura de um rebranding.

«Sempre foi missão desta nova Direcção caminhar no sentido de constituir uma APECOM ainda mais representativa e inclusiva, integrando empresas de diferentes dimensões e de distintas áreas da comunicação, eliminando uma percepção histórica que associa a actividade à tradicional assessoria de imprensa. Esse já não é o retrato fiel das consultoras de comunicação e do sector», explica Maria Domingas Carvalhosa, presidente da Direcção.

A mudança visual é assinada pelo designer Nuno Quartin, partner e Brand director da RODA – Creative Human Colective. O profissional é o responsável por desenvolver o conceito “The Dot”, que tira partido do “ponto” que já existia no logótipo anterior da associação.

E a explicação é simples: o ponto está presente em tudo. O ponto de partida e o ponto de chegada, o ponto de exclamação, o ponto de interrogação. “Os pontos interagem, conectam-nos… Os pontos que fazem o alfabeto Braille, o código morse. Pode ser o dia (Sol) e pode ser a noite (Lua)…. e tantos outros pontos”, lê-se em comunicado.

No caso concreto da APECOM, os pontos são união e também referências. “A nossa responsabilidade será olhar para todos os pontos à nossa volta de forma a reforçar o nosso ADN criado há mais de 25 anos. Na APECOM, a comunicação é o nosso ponto de encontro.”

Rebranding e não só

A mesma filosofia seguida no rebranding orienta também outras mudanças na APECOM, nomeadamente a nível de estrutura e organização.

«Além da consultoria de comunicação e assessoria de imprensa, pretendemos dar voz a outros segmentos relevantes, desde a produção de conteúdos na óptica da comunicação, ao design e activação de marca, sem esquecer as empresas de social media, de representação de influenciadores e de organização de eventos. Por outro lado, pretendemos que empresas mais pequenas e de nicho tenham representatividade», acrescenta Maria Domingas Carvalhosa.

A Direcção revela que irá reforçar o seu trabalho sobretudo nas áreas de promoção do conhecimento e formação, promoção de códigos de ética, defesa de uma regulação forte e adequada para o sector e uma adaptação aos novos códigos de sustentabilidade e de responsabilidade social.

Artigos relacionados