São muitas as novidades que as unidades do Grupo AP Hotels & Resorts têm preparadas para este Verão e que prometem oferecer a melhor experiência (e estadia) possível.
O Verão está à porta e as unidades do Grupo AP Hotels & Resorts já estão preparadas para receber os turistas durante a época estival. Com nove unidades hoteleiras distribuídas por todo o País – seis no Algarve (localizadas em Portimão, Albufeira, Faro, Tavira e Cabanas de Tavira), duas no Alentejo (Montargil e Sines) e uma no Norte (Viana do Castelo) –, o grupo convida a umas férias relaxantes em família ou com amigos, onde também não faltará muita animação e entretenimento.
O Grupo AP Hotels & Resorts oferece conceitos distintos em cada unidade, não só ao nível das facilidades que apresentam, como em termos de localização, servindo assim diferentes públicos. Além disso, quatro das suas nove unidades disponibilizam o regime tudo incluído, para umas férias sem preocupações. «Desde resorts vocacionados para famílias a unidades recomendadas para adultos, hotéis citadinos e cosmopolitas, unidades com regime tudo incluído e outras com meia-pensão, a verdade é que não temos hotéis e conceitos idênticos e este é, sem dúvida, um factor diferenciador que nos tem ajudado a fidelizar muitos clientes ao longo dos últimos anos», sublinha Emanuel Freitas, director-geral da AP Hotels & Resorts.
Posicionando-se, de forma geral, no segmento médio-alto de mercado, o grupo distingue-se pela qualidade de serviço e produto oferecido aos seus clientes. Qualidade esta que pode ser percepcionada ao nível das infra-estruturas, que se encontram constantemente renovadas, mas também ao nível gastronómico, ou não tentasse melhorar todos os dias a qualidade dos produtos que são servidos. «Temos também apostado muito na formação e nos nossos recursos humanos, que são fundamentais para um bom acolhimento e serviço de excelência aos nossos clientes. Estamos em crer que nos conseguimos distinguir de forma muito positiva pelo serviço que oferecemos e é possível observar esta valorização de forma transversal, através dos comentários dos nossos clientes», frisa o responsável.
As seis unidades do grupo no Algarve – que tornam a AP Hotels & Resorts um dos maiores operadores hoteleiros na região –, em particular, beneficiam de localizações altamente privilegiadas e oferecem oportunidades únicas de férias de Verão, quer ao nível gastronómico, quer relativamente a actividades de lazer e animação, que prometem satisfazer os clientes mais exigentes nesta temporada de Verão que se avizinha.
A este nível, e tal como nos anos anteriores, o grupo vai apostar num extenso programa de concertos e eventos com produções de elevada dimensão. Algumas unidades do grupo vão receber concertos totalmente gratuitos para os clientes, com destaque para as actuações de uma banda de Tributo aos Queen, Toy ou Cuca Roseta. Além destes eventos, o Grupo AP Hotels & Resorts promete apostar fortemente nas equipas de animação e de entretenimento, não só nas unidades familiares que disponibilizam animação noite e dia, mas também nas unidades recomendadas para adultos – o AP Cabanas Beach & Nature (em Cabanas de Tavira) conta inclusive com um DJ residente. «Prometemos noites de Verão com muito glamour, festas e entretenimento para adultos e famílias», convida Emanuel Freitas.
Mas as novidades do Grupo AP Hotels & Resorts para o Verão não ficam por aqui. Este ano, o grupo realizou investimentos significativos nas suas unidades hoteleiras, que lhe permitem aumentar a qualidade dos serviços e melhorar a experiência dos seus clientes. Desde a abertura de uma piscina interior no AP Adriana Beach Resort (na Praia da Falésia, Albufeira), passando pela renovação total do AP Sines ou pela adição de mais quartos no AP Lago Montargil, bem como a renovação de vários restaurantes e bares em diversas unidades do grupo, não faltam motivos para visitar os hotéis AP Hotels & Resorts ao longo dos próximos meses.
OFERTAS EM TODOS OS SEGMENTOS
No Algarve, um dos destinos de férias predilecto dos portugueses e de muitos turistas estrangeiros, em particular no período do Verão, o Grupo AP Hotels & Resorts conta com uma presença consolidada e bem distribuída ao longo da faixa costeira. Nesta região, o grupo conta com seis unidades hoteleiras, muitas delas com regime tudo incluído: AP Cabanas Beach & Nature (Tavira), AP Adriana Beach Resort (Praia da Falésia, Albufeira), AP Eva Senses (Faro), AP Maria Nova Lounge (Tavira), AP Oriental Beach (Portimão) e AP Victoria Sports & Beach (Falésia, Albufeira).
As unidades do grupo na região algarvia têm como principais mercados emissores o Reino Unido, Alemanha, França e Países Baixos, além, claro do mercado nacional, que é «extremamente importante para a dinâmica do grupo». «Conseguimos, em todo o caso, observar um forte crescimento de outros mercados internacionais, como é caso dos mercados do Leste Europeu, pois existe efectivamente um esforço comercial do Grupo AP Hotels & Resorts para trabalhar com diferentes mercados, de forma a permitir-nos reduzir a dependência dos mercados tradicionais», frisa Emanuel Freitas.
A estratégia do grupo tem assim passado, quer pelo reforço no mercado nacional, quer por captar novos segmentos e mercados internacionais. No mercado doméstico, o grupo promove neste mês de Maio um forte investimento numa campanha multimeios – em canais como TV e rádio –, já a antecipar o Verão nas suas unidades hoteleiras. Além disso, irá promover uma campanha promocional, que estará patente no seu website, com descontos que irão variar de unidade para unidade.
Em relação a mercados internacionais, o grupo tem em vigor acordos de marketing com operadores de diversas origens e segmentos, com destaque para o golfe, que tem merecido uma forte aposta, nomeadamente nas suas unidades em Tavira. Neste segmento, o grupo tem vindo a trabalhar sobretudo os mercados do Reino Unido, mas também Suíça, Bélgica e Holanda, contando com várias acções desenvolvidas com parceiros desses mercados ao longo do ano.
«Nos últimos três anos temos também apostado imenso no segmento MICE, com muitas presenças em fóruns e eventos internacionais. Essa aposta tem dado frutos, mas, claro, temos ainda espaço para crescer nesse segmento», refere o director-geral da AP Hotels & Resorts. «Uma nota ainda para os mercados alemão e francês: ambos têm estado em forte crescimento nas nossas unidades do Algarve, mas não só, pois temos registado muitos clientes com essa origem nas unidades do Alentejo e no AP Dona Aninhas em Viana do Castelo.»
BOAS PERSPECTIVAS PARA O VERÃO
Com todos os argumentos e novidades que apresenta para o Verão que se aproxima, o Grupo AP Hotels & Resorts faz uma antevisão muito positiva da designada época alta. «Comparando as taxas de ocupação, em relação à mesma data do ano passado nesta época, estamos acima em todas as unidades. Essa subida é transversal a todos os hotéis e varia entre 5% e 20%. Além da taxa de ocupação, também os preços médios estão a evoluir muito favoravelmente», revela Emanuel Freitas. «Prevemos que as taxas de ocupação no Verão serão sempre na casa dos 90% em todas as unidades do grupo, aliás, tal como em 2024», acrescenta. A contribuir para este resultado global está «o mercado alemão, que continua a registar um forte crescimento nas nossas unidades, mas também o mercado nacional, que está a reservar acima dos níveis acima do ano anterior».
O crescimento é mais acentuado nos hotéis com regime tudo incluído, destacando-se, neste segmento, o AP Cabanas Beach & Nature, em Tavira, que tem vindo a solidificar a sua posição no mercado, ou não se tratasse de um produto diferenciado, recomendado para adultos, e com uma localização única, que tem vindo a conquistar uma forte reputação junto da tour operação internacional.
De resto, este deverá ser um ano de consolidação do Grupo AP Hotels & Resorts. Além das renovações e ampliações já referidas, o grupo eliminou por completo os encerramentos de alguns hotéis no Inverno, e reduziu significativamente esse encerramento noutras unidades. As previsões para 2025 apontam para um crescimento de cerca de 9% em facturação, em relação ao ano passado. «Pretendemos alcançar este crescimento por via de melhores taxas de ocupação e melhor preço médio. É um valor ambicioso, mas alcançável», conclui Emanuel Freitas.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 346) da Marketeer.