
App da Amazon vai sugerir produtos vendidos em outras lojas nos resultados de pesquisa
A Amazon está a testar uma nova funcionalidade que permitirá aos seus utilizadores encontrar e comprar produtos que não vendem. O recurso, atualmente em versão beta, foi anunciado como parte do esforço da gigante do e-commerce para aumentar a ligação entre os consumidores e as marcas, exibindo produtos no seu motor de busca – mesmo que não os tenham disponíveis – e, depois, direcionando o consumidor para o site da marca.
Ao tocar no botão “Ver mais” nos resultados de busca destes produtos, a plataforma fornecerá mais artigos daquela marca. Se a Amazon não vender o item, notificará os usuários e os redirecionará para o site da marca.
“Quando os clientes que têm acesso ao beta pesquisam por uma marca e/ou item, mostraremos produtos relevantes encontrados na loja da Amazon, bem como produtos selecionados que não temos e que estão disponíveis diretamente no site de outra marca”, disse a empresa.
Ou seja, ao invés de manter o consumidor dentro da plataforma da Amazon, estes podem ser guiados para o website oficial das marcas que estão a pesquisar, permitindo que realizem as suas compras diretamente nas lojas dos fabricantes.
A função de busca está a ser testada por um número limitado de utilizadores dos EUA, utilizando a app Amazon Shopping no iOS ou Android. A empresa planeia expandir o recurso a mais clientes e marcas dos EUA com base no feedback dos clientes.
A Amazon quer atingir consumidores de todos os orçamentos com seus resultados de pesquisa estendidos a uma ampla seleção de produtos. O retalhista adicionou marcas premium como a Estée Lauder, Oura Rings, Dolce & Gabbana Beauty e Kate Spade New York, além de outras, no ano passado, expandindo o leque de possíveis consumidores.
A novidade faz parte de uma estratégia da Amazon, que procura equilibrar a enorme rede de parceiros e vendedores, ao mesmo tempo que oferece mais poder aos próprios criadores de marcas. Para as empresas, a funcionalidade permite uma maior autonomia sobre a experiência de compra do consumidor, evitando a competição direta com outros produtos e fornecedores na plataforma da Amazon.