Alunos de Porto, Aveiro e Lisboa premiados pela Galp

galp-energiaA Galp Energia premiou os melhores projectos de eficiência energética e soluções sustentáveis, no âmbito do Programa Galp 20-20-20. Trata-se este de um programa de bolsas para investigação que contou, na edição deste ano, com trabalhos desenvolvidos em empresas por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), da Universidade de Aveiro (UA) e do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

Os projectos premiados foram fruto de trabalhos de investigação, cujos temas foram desde o desenvolvimento de um simulador de diagnóstico energético e da qualidade do ar de edifícios, a um projecto de optimização de um sistema de frio, incluindo ainda um trabalho sobre o potencial energético de uma unidade de trigeração. As propostas foram coordenadas por um professor da universidade-membro do Galp 20-20-20 (FEUP, UA e IST), um tutor da entidade participante e um tutor da Galp Energia. A Universidade de Aveiro, a ERSUC, a Indasa, a Avibom Avícola, a Renova, a Margon, a TMG Automotive, a Navarra e a Valpi Bus foram as empresas e instituições beneficiárias dos projectos vencedores.

Os três melhores trabalhos de cada uma das três universidades receberam prémios monetários no valor de seis mil euros, três mil euros e mil euros, respectivamente.

Na Universidade de Aveiro o primeiro lugar coube a Marco Passarelli, com a simulação dinâmica de edifícios, que tem por objectivo principal a criação de uma ferramenta de diagnóstico energético e de qualidade do ar interior. Já no Instituto Superior Técnico foi Samuel Jacinto, com a monitorização e optimização de um sistema de frio para a Avibom, o autor do projecto vencedor.

Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, por sua vez, o primeiro lugar coube a Jorge Ascensão, com a avaliação do potencial energético e económico de unidade de trigeração do sector automóvel, para a TMG Automotive.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estes 10 benefícios vão ser os mais desejados pelos colaboradores em 2020
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio