Alain Afflelou adquire 25% da Optivisão

O grupo francês Alain Afflelou adquiriu 25% do Grupo Optivisão tornando-se, assim, o maior accionista individual da cadeia portuguesa. O negócio faz parte da estratégia de expansão para Portugal por parte da Alain Afflelou que conta ainda com a abertura de lojas próprias durante os próximos dois anos.

A inauguração de cerca de 100 lojas do grupo francês, em Portugal, deverá valer um investimento entre três e quatro milhões de euros, de acordo com informações avançadas em comunicado. A Alain Afflelou prevê também a criação de 400 novos postos de trabalho directos e indirectos.

O negócio assinado pelas duas empresas não põe em causa, todavia, nenhuma das marcas. Frédéric Poux, presidente mundial do grupo Alain Afflelou, garante que «retirar os proveitos das sinergias, a nível de compras em Portugal» é uma das principais apostas e que com o aumento do poder negocial vão «conseguir melhorar condições de compra para ambas as marcas e, consequentemente, melhores preços para o consumidor final.»

Actualmente, o mercado português representa menos de 1% do valor total de facturação do Grupo Alain Afflelou mas a empresa está confiante de que com o novo investimento, o panorama mude. A previsão é de que, nos próximos dois anos, essa percentagem suba para 10%.

Durante o mesmo período de tempo, o grupo prevê que a facturação total das lojas Alain Afflelou e das lojas Optivisão valham 100 milhões de euros.

Artigos relacionados