Airbnb entregou 3,6 milhões em taxas turísticas a Portugal

No primeiro semestre deste ano, a Airbnb entregou ao Estado português, em nome dos anfitriões, cerca de 3,6 milhões de euros correspondentes a taxas turísticas. Deste total, 2,6 milhões tiveram como destino a cidade de Lisboa; o montante restante (963 mil euros) diz respeito ao Porto.

Recorde-se que a recolha e entrega da taxa turística faz parte de um acordo estabelecido entre a Airbnb e as autarquias das duas cidades, sendo que no caso do Porto a parceria só teve início em Abril deste ano.

Arnaldo Muñoz, country manager da Airbnb Marketing Services para Portugal e Espanha, sublinha como esta é uma forma da plataforma facilitar o pagamento dos impostos por parte dos anfitriões. Porém, indica o mesmo responsável, as novas leis para o alojamento local seguem no sentido oposto, dificultando este processo: «As novas regras propostas são um passo na direcção errada, pois vão prejudicar as famílias locais e aumentar a burocracia para todos. Queremos tornar mais fácil – não mais difícil – o cumprimento da lei e continuaremos a trabalhar com os legisladores sobre regras baseadas no senso comum», afirma, em comunicado.

A Airbnb aproveita, ainda, para reafirmar que é a única plataforma a colectar a taxa turística em Portugal, política que segue também noutros países onde está presente. No total, a Airbnb conta com mais de 400 acordos com governos e autoridades e já entregou mais de 700 milhões de dólares (603,8 milhões de euros). Em Portugal, a Airbnb já recolheu e entregou 9,1 milhões de euros de 2016.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?