Rumo à Saúde 4.0: capacitar as equipas para um novo desafio

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a AdvanceCare é reconhecida como uma empresa especialista na área da saúde. No início de 2018 definiu o seu plano estratégico para o triénio 2018-20, o qual denominou de Saúde 4.0. O plano define o foco na diversificação e crescimento do negócio e na busca de soluções inovadoras e diferenciadoras para os seus clientes.

O plano estratégico Saúde 4.0 motivou a readaptação da forma de trabalhar das equipas, para que toda a empresa se alinhasse com os novos objectivos. A procura de soluções inovadoras para os clientes originou a potenciação da inovação dentro da estrutura, que é composta por equipas multidisciplinares. Estas equipas são constituídas tanto por pessoas que estão na AdvanceCare desde a sua criação e com muito conhecimento do negócio, como por pessoas que entraram recentemente e trouxeram visões renovadas e novas expertises para a empresa. «Actualmente, a AdvanceCare é uma empresa com clara expertise técnica, mas com a energia de uma empresa jovem», afirma Ester Leotte, directora de Marketing da AdvanceCare.

Inovação, diversificação e crescimento

Numa era em que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, mas também inundados de ofertas, conseguir inovar, diversificar e crescer é, mais do que um desafio, uma necessidade.

Por esse motivo, é fundamental continuar a apostar na qualidade que, na AdvanceCare, se reflecte na certificação de todos os seus processos, nos seus níveis de serviço e na satisfação dos seus clientes. A inovação na AdvanceCare é visível através do desenho de novos serviços (como é o caso do cartão digital ou do médico online), que resolvem problemas específicos dos clientes. Mas a inovação também é percebida nos novos modelos de negócio (como é o caso dos planos de saúde, lançados com diferentes parceiros) e na criação de uma app totalmente desenhada a pensar nas necessidades dos seus utilizadores (myAdvanceCare).

A tudo isto, Ester Leotte explica que a AdvanceCare junta ainda uma flexibilidade única que faz parte do seu ADN desde o início e que permite ser um verdadeiro parceiro dos seus clientes institucionais. Esta construção de soluções em conjunto, muitas das vezes customizadas ao caso concreto, constitui uma clara vantagem face à concorrência. Se a AdvanceCare consegue ser hoje uma das empresas líderes no sector da saúde é porque as suas equipas trabalham dedicadas e empenhadas no seu dia-a-dia, a entregar valor a todos os clientes e parceiros», afirma.

Uma nova forma de trabalhar

A AdvanceCare apostou na criação de um espaço de trabalho inovador, aproximando as equipas de trabalho e reflectindo as novas tendências de mercado, através de espaços mais flexíveis, ágeis e inspiradores de novas ideias e soluções. «Entrar hoje na AdvanceCare é ser de imediato desafiado a apostar no bem-estar e na saúde», assegura a directora de Marketing. Com a marca muito mais presente em todos os espaços, a AdvanceCare convida todos aqueles que visitam as suas instalações a viver a sua missão: “promover uma vida saudável e cuidar dos clientes em todas as fases da sua vida.” Para isso, logo à entrada do edifício, desafia quem chega a optar pelas escadas, em alternativa aos elevadores. E, ao subir, fi ca-se a par das #dicas– AdvanceCare para uma vida mais saudável.

A AdvanceCare criou também espaços de partilha, quer seja através de salas de reuniões tradicionais, como também através dos meeting points – espaços informais de reunião espalhados pelos open spaces do edifício.

«Há uma forte convicção na empresa que o caminho da inovação está nas mãos das suas pessoas e por isso a AdvanceCare sentiu a necessidade de promover todo o seu potencial e toda a sua capacidade de criar estando, para isso, a apostar em modelos de trabalho mais fl exíveis e ajustados às necessidades da empresa, mas também dos colaboradores. O teletrabalho é um caso de sucesso dentro da AdvanceCare, mostrando que é possível encontrar e defi nir soluções de trabalho em que a empresa e o colaborador estão numa relação de win-win, promovendo o equilíbrio entre a vida pessoal e profi ssional, tão importante para todos», sublinha a responsável.

Por outro lado, há uma aposta clara na criação de grupos de trabalho multidisciplinares, onde pessoas de áreas diferentes partilham os seus insights e, trabalhando em cooperação, criam soluções mais abrangentes e inclusivas. Sendo a inovação um dos pilares estratégicos da empresa, Ester Leotte explica que foi identifi cada uma necessidade de modernizar os espaços e a forma de trabalho como inspiração para as equipas.

A Saúde é 4.0… e sustentável

A sustentabilidade faz parte da estratégia da empresa, não só na escolha de fornecedores e na aposta em serviços digitais, mas também na cultura interna, onde se potencia a redução dos plásticos, a separação do lixo ou a poupança de recursos (como papel e água).

Tudo isto foi tido em consideração na concepção dos novos espaços e continua a ser uma preocupação na construção de novos serviços. « É por isso que se pode dizer que, na AdvanceCare, o rumo à estratégia é não só um caminho para o novo mundo 4.0, mas também um caminho que será feito de forma centrada nas pessoas e sustentável», reforça a responsável.

Um grupo preparado para o futuro

A AdvanceCare é uma empresa que desenvolve a sua actividade na prestação e gestão de serviços clínicos e de prevenção na saúde e que hoje gere aproximadamente um milhão de pessoas seguras/benefi ciários e processa mais de 200 milhões de euros anuais em despesas de saúde.

A AdvanceCare tem hoje quatro linhas de negócio com ofertas distintas de serviços: gestão de seguros e planos de saúde, avaliação de risco, danos corporais e medicina e segurança no trabalho.

O desafi o do triénio 2018/2020 – Rumo à Saúde 4.0 obrigou a AdvanceCare a pensar em novas formas de trabalho, no seu posicionamento no mercado e nas soluções que quer entregar aos clientes. «Mas a essência da marca continua a mesma. A AdvanceCare continua a ser uma empresa focada em cuidar da saúde das pessoas e que trabalha no sentido de responder às necessidades dos seus clientes, com soluções inovadoras e efi cientes», conclui Ester Leotte.

Artigos relacionados