Adidas cria estratégia única para todas as equipas de futebol

A Adidas vai, pela primeira vez, aplicar a mesma estratégia de marketing a todos os clubes de futebol de que é patrocinadora, incluindo o Manchester United, o Chelsea, o Real Madrid e o Juventus. De acordo com o The Drum, a justificação está relacionada com a necessidade de contenção de custos mas não só.

A concorrência pesada da Nike, cujas vendas no mundo do futebol têm subido ao passo que as da Adidas têm descido, está a obrigar a Adidas a esforços criativos mais concentrados mas a marca justifica a unificação da estratégia de marketing também com a possibilidade de evitar a dispersão de atenção. A marca alemã acredita que a utilização de estratégias individuais dilui a capacidade de engagement da Adidas com os consumidores.

O movimento que une, agora, os quatro clubes de futebol parte da hashtag #BetheDifference, marcada pela ideia de que o futebol não existe apenas na sua vertente profissional e que todos os jogadores de rua também fazem parte do universo Adidas. A marca oferece, depois, a possibilidade de cada equipa interpretar a estratégia do modo que melhor entender, desde que a hashtag esteja lá, o elemento unificador.

O Manchester United criou a campanha “Break Expectations”, o Real Madrid optou pela “Only Perfect Counts”, o Chelsea lançou a “If it’s not Blue then it will be” e o Juventus criou a “Our Way or No Way”.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Human Resources ultrapassa marca dos 115 000 seguidores no LinkedIn
Automonitor
Vídeo: Mesa redonda da 2ª conferência do AUTOMONITOR