Adega de Vidigueira lança vinho branco de Talha
A Adega de Vidigueira recorreu exclusivamente a uvas provenientes de vinhas centenárias para produzir a sua mais recente novidade, um vinho branco de Talha. Denominado Vila Alva, resulta, ainda, de um processo de vinificação utilizado pelos romanos, segundo avança a marca alentejana.
«É na freguesia de Vila Alva, no concelho de Cuba, que se encontram as vinhas mais antigas desta zona do País, muitas delas plantadas em datas anteriores a 1930», explica José Miguel Almeida, presidente da Adega de Vidigueira. De acordo com o mesmo responsável, trata-se de «vinhas muito antigas com produções reduzidas, mas cujos cachos têm uma refinada qualidade, que deram origem a um vinho de um nível único em Portugal».
Por seu turno, Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA), sublinha como as vinhas em questão poderão estar em risco, uma vez que algumas pessoas parecem querer arrancá-las. Neste sentido, «é muito meritório o trabalho desenvolvido pela Adega para que isso não aconteça».