A ACA anunciou oficialmente o seu rebranding estratégico, desenvolvido pela This is Pacifica, que uniformiza todas as áreas de negócio sob uma identidade única e internacional.
Mais do que uma mudança estética, é uma ferramenta para reforçar a competitividade global, consolidar a atuação em territórios estratégicos e explorar novas oportunidades de crescimento equilibrado entre economias maduras e emergentes.
Com uma carteira de obras de 950 milhões de euros, um volume de negócios de 400 milhões estimado para 2026 e cerca de 2.000 colaboradores, a ACA é hoje um dos principais players portugueses e internacionais da engenharia e construção, com operações em Portugal, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, França, Polónia e Bolívia.
O rebranding consolida a ambição da ACA de crescer de forma sustentável, reforçando a sua presença internacional e afirmando a marca como referência nas áreas da Construção, Água, Ambiente, Indústria, Real Estate e Investimento.
No médio prazo, o objetivo é aumentar a clareza e notoriedade da marca em todos os mercados, reforçar a cultura interna e atrair talento.
A longo prazo, a ACA pretende consolidar-se como grupo global, inovador e ágil, com novas áreas de negócio e maior impacto social e ambiental — um caminho que passa por consolidar operações na Europa, África e América do Sul, ao mesmo tempo que analisa de forma estratégica a expansão para mercados mais maduros e competitivos, perspetivando-os como uma oportunidade natural para ampliar a sua presença internacional.
A nova identidade foi apresentada em simultâneo em todas as geografias onde o grupo está presente, através de uma campanha multicanal que incluiu um vídeo manifesto, novo website, redes sociais renovadas, newsletter interativa e a Cidade ACA em 3D.
Com este movimento, a ACA surge mais madura e coesa. A clareza, transparência e consistência da marca reforçam a confiança dos stakeholders e facilitam a comunicação com clientes e parceiros internacionais. Esta perceção de solidez e modernidade é decisiva para a atração de novos projetos, investidores e alianças estratégicas.
A nova marca nasce da vontade de refletir uma cultura de solidez, proximidade e responsabilidade, sustentada na premissa de construção de valor que define a essência da ACA. O sistema gráfico foi desenhado para crescer com a organização, assegurando coerência entre áreas distintas sem perder a autonomia de cada uma. Base tipográfica, elementos modulares e cromática foram concebidos para espelhar uma lógica rigorosa mas flexível, técnica mas com presença humana.
Assim, esta identidade não é apenas um ponto de chegada, mas uma estrutura de futuro — uma ferramenta para comunicar com consistência e evoluir com confiança, conhecimento e compromisso.
“Esta nova identidade é um marco na história da ACA. É mais do que uma imagem: é a afirmação de que estamos preparados para o futuro, com uma marca clara, forte e internacional, à altura da nossa dimensão e da nossa ambição”, sublinha Alberto Luís Couto Alves, Administrador da ACA.














