A publicidade explicada às crianças em seminário

No próximo dia 14, Lisboa vai receber um seminário cujo objectivo é ajudar professores, pais e educadores a explicarem a publicidade às crianças, nomeadamente no que diz respeito a temas como o corpo e a imagem. O evento é promovido pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), no âmbito do programa Media Smart.

No final, os participantes deverão ser capazes de passar aos mais novos a ideia de que nem tudo o que aparece nas campanhas publicitárias deve ser encarado como um ideal a seguir. Mais: as crianças devem ter a capacidade de interpretação necessária para lidar com as mensagens comerciais subjacentes a cada anúncio.

Sob o mote “Imagem corporal e auto-estima em crianças e adolescentes”, o seminário terá lugar no anfiteatro A3 do campus da UCP. A entrada é livre mas requer inscrição prévia.

Manuela Botelho, secretária-geral da APAN, considera que a imagem corporal tem estado na ordem do dia, enquanto questão proeminente para a gestão da auto-estima». Em comunicado, a responsável ainda acrescenta: «A tecnologia e as tendências sociais actuais aumentaram o acesso das crianças e dos jovens aos media e à publicidade, criando novos estigmas que importa compreender e clarificar.»

Artigos relacionados