A olhar por si, sempre

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Reforçar o compromisso com os portugueses no sentido de assegurar a melhor visão, o maior tempo possível, é o propósito da MultiOpticas

A assinatura “MultiOpticas, a melhor oferta sempre” foi substituída por uma nova expressão mais emocional: “MultiOpticas olha por mim, sempre.”

O objectivo, de acordo com a marca, é reforçar o compromisso com os portugueses no sentido de assegurar a melhor visão, o maior tempo possível. Sandra Silva, directora de Marketing da MultiOpticas, fala em «aproximação e humanização da linguagem», uma evolução natural tendo em conta a relação de mais de 30 anos com o público.

Na verdade, lembra, «a MultiOpticas é uma marca que está próxima das famílias portuguesas e temos sempre acarinhado essa relação, sabemos como é importante a visão e como a confiança nos profissionais que nos acompanham é imprescindível quando queremos garantir a correcção de um sentido tão importante».

A directora de Marketing da MultiOpticas salienta que, desde há muito, a empresa tem uma comunicação forte, muito marcada pelas mensagens promocionais, mas sentiu necessidade de reforçar o seu posicionamento como cuidadores da visão.

E se é verdade que o propósito da MultiOpticas – “Cuidar da Visão dos Portugueses” – há muito que está no mindset das equipas e é muito marcado por procurar a melhor solução para os seus clientes, a marca quis também na comunicação enfatizar que olha pelos portugueses. «Optámos por sublinhar ainda mais essa acção, colocando a mensagem do ponto de vista de quem nos visita e não do nosso», salienta. O CEO, Rui Borges, acrescenta que o papel das marcas vai além da relação comercial e cria vínculos emocionais. «Nesse sentido, temos tido um papel essencial no mercado português, sensibilizando para a importância da saúde visual e aumentando o acesso à mesma.

Olhamos todos os dias pelos nossos clientes, cuidando da sua visão», comenta o mesmo responsável. Além da integração nas campanhas promocionais, que a MultiOpticas tem em permanência em loja, na televisão, rádio e digital, foi lançada, em Janeiro, uma vaga de comunicação institucional que ilustra esta nova assinatura, materializando em várias histórias a importância de “olharmos uns pelos outros”, fazendo a ligação através de situações do dia-a-dia com que todos os utilizadores de óculos se identificam.

Televisão, rádio e plataformas digitais foram os meios escolhidos para dar a conhecer a novidade. A par deste trabalho publicitário, a MultiOpticas teve outra campanha em marcha, novamente com José Diogo Quintela como protagonista: tratou-se da primeira campanha comercial da marca com a nova assinatura.

«O José Diogo é utilizador de óculos desde os cinco anos, tendo assim uma ligação evidente. Sendo humorista, tem contribuído para manter o tom bem-disposto e descontraído da marca», refere a directora de Marketing, que assegura que a marca leva muito a sério o que faz, mas gosta de o fazer com um sorriso e total disponibilidade para receber os seus clientes. «Temos continuado a reforçar em digital e imprensa, acrescentando uma nova vaga em televisão mais recentemente.»

Sandra Silva garante que têm tido feedback positivo, tanto relativamente à nova assinatura como à campanha institucional que criaram para o seu lançamento. «Optámos por manter o jingle musical e a voz que já usávamos, o que ajuda na recordação», assevera.

O objectivo da MultiOpticas para 2019 é ter cada vez mais clientes a dizer genuinamente que sentem que a “MultiOpticas olha por eles”. «Assim, continuaremos de certeza a consolidar a nossa posição de liderança.» E para o conseguir, a oferta diversificada disponível para os clientes é um requisito do qual a marca não abdica.

Não faltam tendências para todos os gostos ao nível dos óculos, especialmente em óculos de sol. Neste acessório cada vez mais de moda – mas indispensável para uma condução segura (ver caixa) -, encontram-se desde clássicos a tendências para quem gosta de arriscar.

É possível encontrar entre a oferta da MultiOpticas desde os oversize com um design bem arrojado, até uma tendência mais athleisure (desportivo cool), passando pelo reviver dos anos 90 com micromodelos e formas geométricas e estreitas. Vale tudo! «E claro, a inspiração nos anos 70, a que chamamos movimento Newstalgia, continua superactual», conta Sandra Silva, lembrando que os modelos, as tendências e todas as informações sobre elas podem ser vistos nas lojas da marca ou online. Aliás, a MultiOpticas tem apostado fortemente neste canal.

O site foi completamente revisto e continua a ser alvo de melhorias. «As vendas têm estado a correr bem, mas claro que a ambição é sempre de continuar a crescer. Neste momento temos duas das nossas três categorias em venda online», conta Sandra Silva.

A profissional revela ainda que Portugal é o piloto de um projecto internacional da GrandVision, pelo que existe uma equipa muito alargada a trabalhar no projecto. «Adicionalmente temos, claro, uma equipa a trabalhar toda a estratégia de digital marketing, em parceria com a nossa agência. Internamente a equipa cresceu e continuará a crescer conforme as necessidades que formos identificando», garante.

Já no canal físico, dentro do Grupo GrandVision, a MultiOpticas tem continuado a abrir novas lojas por todo o País. Por exemplo, em Junho abriram uma nova loja de rua em Vila Real.

Uma expansão que passa, não só por lojas próprias, mas também por novas lojas em regime de franquia. Já na insígnia de posicionamento Mid High do Grupo GrandVision, a GrandOptical, abriram duas novas lojas nos últimos meses – no Oeiras Parque e no Braga Parque -, reforçando a posição da marca.

A perspectiva para este ano e para o próximo passa por continuar a apostar na renovação do parque de lojas e a aproveitar oportunidades de reforço da posição de liderança do grupo.

 

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